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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758979570336752pt_BR
dc.creatorOliveira, Ediane Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612293248399417pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:46:32Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-08-04T18:46:32Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11588-
dc.description.abstractThis dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP), Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Juiz de Fora Federal University (CAEd / UFJF). The following problem has been answered: How can the School Attendance Planning Board (DPAE) act to minimize the difficulties that cause the return of the Authorization Processes of private schools in the State of Minas Gerais? Thus, in order to answer this demand, the main objective of this paper is to analyze the challenges and perspectives that affect the management of the authorization processes of private schools, and as specific objectives to describe the flow of the authorization processes of private schools; analyze whether or not the processes had norms, principles and criteria for their flow and the “bottlenecks” that compromise them and cause slowness in their processing. The research also sought to analyze the main difficulties in processing the processes and the existence of numerous problems that hinder the agility in the progress of these. To carry out the investigation, the quantitative and qualitative research was used as methodology and, as research instruments, the use of questionnaires, interviews and document analysis. As for the results, through this research it was possible to obtain a better illustration of the process management, perception of deficiencies in standardization of routines, systemic view of the identified processes, and the managerial contributions that an information management model can bring. Among the collaborations of this work are the proposals for the improvement of the authorization process management and the application of new practices related to the way the Superintendents see the interfaces in the process flow.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Buscou-se responder o seguinte problema: De que maneira a Diretoria de Planejamento do Atendimento Escolar (Dpae) pode atuar para minimizar as dificuldades que ocasionam a devolução dos Processos de Autorização de Funcionamento das escolas particulares no Estado de Minas Gerais? Assim, para responder essa demanda, o objetivo principal deste trabalho consiste em analisar os desafios e as perspectivas que incidem na gestão dos processos de autorização de funcionamento das escolas particulares, e os objetivos específicos são: descrever o fluxo dos processos de autorização de funcionamento das escolas particulares; analisar se os processos possuíam ou não normas, princípios e critérios para seu fluxo e os “gargalos” que os comprometem e ocasionam morosidade na tramitação. A pesquisa buscou, ainda, analisar as principais dificuldades na tramitação dos processos e a existência de inúmeros problemas que dificultam a agilidade no andamento destes. A metodologia do trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa e, como instrumentos de pesquisa, foi aplicado questionário e feita a análise documental. Quanto aos resultados desta pesquisa, foi possível obter melhor ilustração do modo de condução dos processos, percepção de deficiências em normatização de rotinas, visão sistêmica dos processos identificados, e as contribuições gerenciais que um modelo de gestão da informação pode trazer. Dentre as colaborações deste trabalho estão as propostas para o aperfeiçoamento da gestão dos processos de autorização e a aplicação de novas práticas ligadas à maneira das Superintendências enxergarem as interfaces no fluxo dos processos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectSecretaria de Estado de educaçãopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectState department of educationpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProcessos de autorização de funcionamento das escolas particulares em Minas Gerais: um estudo sobre as dificuldadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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