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Type: Dissertação
Title: Cooperação entre escolas como estratégia de melhoria do desempenho escolar: um estudo sobre o Prêmio Escola Nota Dez
Author: Pinto, Cristina Brandão
First Advisor: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Referee Member: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Flores, Adolfo Ignacio Calderón
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa a relação de cooperação técnico-pedagógica entre as escolas beneficiárias do Prêmio Escola Nota Dez, criado em 2009, no Estado do Ceará. Essa política pública de incentivo estabelece metas e o compromisso de desenvolver práticas pedagógicas por meio de ações de cooperação entre escolas com alto e baixo desempenhos obtidos nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A pergunta norteadora definida para este estudo é: quais as dificuldades encontradas na realização de ações de cooperação técnico-pedagógica entre as escolas do 5º ano do Ensino Fundamental participantes do Prêmio Escola Nota Dez que as impedem de concluir a política com sucesso? Mediante tal questionamento, o objetivo geral está pautado em analisar as dificuldades das escolas em desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica que possam melhorar os seus resultados de desempenho escolar e concluírem a política com sucesso. Os objetivos específicos são: i) descrever o Prêmio Escola Nota Dez, os contextos de implementação no Estado do Ceará, sua organização e os dados da política que evidenciam a fragilidade da cooperação técnico-pedagógica entre as escolas do 5º ano do Ensino Fundamental; ii) analisar os dados que evidenciam a fragilidade na relação de cooperação técnico-pedagógica entre as escolas, do 5º ano do ensino fundamental; e iii) apresentar, após os resultados obtidos na pesquisa, uma proposta para aprimoramento do Prêmio Escola Nota Dez. Assumimos como hipótese que a dificuldade de desenvolver a cooperação por meio de transferência de conhecimento e boas práticas de gestão entre uma escola premiada e uma apoiada compromete o sucesso da política. Com base nesse entendimento, a dissertação trabalha o conceito de cooperação entre escolas e o de responsabilização educacional com adoção de mecanismos de accountability, que consideram as escolas e membros da equipe escolar como corresponsáveis pelo nível de desempenho alcançado no SPAECE. Para analisar essa política pública, utilizamos dados quantitativos baseados no levantamento das médias de proficiências em Língua Portuguesa e em Matemática, bem como dos Índices de Desempenho Escolar (IDE) alcançados pelas escolas nas turmas do 5º ano participantes do Prêmio Escola Nota Dez, no período de 2011 a 2015, os quais foram analisados qualitativamente. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionários semiestruturados a gestores dos pares de escolas definidos de acordo com os critérios escolhidos pelo estudo, tendo por objetivo analisar a participação e planejamento das escolas, as dificuldades na implementação das ações de cooperação, o monitoramento e registro das ações de cooperação. O referencial teórico utilizado neste estudo abarca os posicionamentos de Nigel Brooke, que entende o Prêmio Escola Nota Dez como uma iniciativa com consequências high stakes, e também as reflexões de Adolfo Calderón, que categoriza as fragilidades das ações de cooperação entre as escolas. Úteis também foram os estudos de Sofia Vieira e Eloísa Vidal, que abordaram a cooperação do Prêmio como uma política que mobiliza as escolas da rede, mas que precisa ser implementada de forma comprometida. De modo geral, para este estudo, as contribuições desses autores pautam-se em desafios e estratégias de cooperação entre as escolas e de responsabilização educacional, verificadas no Prêmio Escola Nota Dez.
Abstract: The dissertation bellow was developed on the Professional Master in Management and Education Evaluation (PPGP) from Universidade Federal of Juiz de Fora (CAED/UFJF) Centerof Public Policies and Education Evaluation. The management case analyses the technical - pedagogic cooperation relation between the beneficiary schools from the Escola Nota Dez Award, created in 2009 on the state of Ceará. This public policy incentive stablishes goal and commits to develop pedagogical practices though cooperation actions between schools with high and low performance on the evaluations from the Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). The guide question defined for this study is: What are the main difficulties found when the technical pedagogical cooperation actions between 5th grade of fundamental participants that prevent them to conclude the policy successfully? Based on this question, our goal is based on analyzing the difficulties of the schools on developing technical pedagogic cooperation actions that can improve the results on students performance on school and conclude successfully the policy. The specific goals are: i) describe Premio Nota Dez award, the implementation content in Ceara state, how it was organized and the policy data that shows difficult on the technical pedagogic cooperation between school of 5th grade of fundamental; ii) analyse the data that shows difficult on the technical pedagogic cooperation between school of 5th grade of fundamental; e iii) present after we have the results obtained from this research a proposal to improve of Premio Escola Nota Dez. This dissertation works the cooperation between schools concept and the educations responsibilities adopting accountability mechanisms, that consider the schools and their members of the school team as co responsible for the performance reached on SPAECE. To analyze this public policy we have used data based on the survey of the proficiency average scores in Portuguese and Math, and also the School Performance Index (IDE) reached by the schools on the 5th grade participants of Premio Escola Nota Dez on the period of 2011 to 2015, that were analyzed qualitatively. As research instruments semi structured questionnaires were applied to managers defined according to the chosen criteria for the study. The results of this study show that sharing successful experiences among award-winning and supported schools through technicalpedagogical cooperation is positive in the Grade Ten School Award, but deserves improvement in some respects. The difficulty in implementing the technical-pedagogical cooperation actions observed in the research extends to the planning and elaboration of the pedagogical intervention plan, the processes for resource allocation, the need to prepare schools to work in partnership, distance between schools, the delay in the transfer of resources, among other issues that are pointed out in this dissertation. The Escola Nota Dez Award is a consolidated initiative in the state of Ceará and over the years has indicated that it is an example to be followed by other policies regarding the autonomy of the institutions involved and the dissemination of successful practices.
Keywords: Prêmio Escola Nota Dez
Cooperação entre escolas
Responsabilização
Cooperation between schools
Accountability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11563
Issue Date: 17-Dec-2019
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