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Type: Dissertação
Title: O atendimento especial do programa de ingresso seletivo misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora: histórico, desafios e possibilidades
Author: Veiga, Caroline Lagrota da
First Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Referee Member: Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado buscou discutir quais as estratégias inclusivas que a UFJF pode adotar para aprimorar o Atendimento Especial do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O principal objetivo definido para este estudo foi identificar e analisar as estratégias inclusivas utilizadas pela UFJF durante a aplicação das provas do Pism, buscando contribuir com o processo de melhoria e expansão das ações que visam a garantir o ingresso dos alunos com deficiência na instituição. Esse objetivo foi desdobrado nos objetivos específicos de descrever o perfil dos candidatos que solicitam atendimento especial para a realização das provas do Pism; analisar, a partir dos sujeitos educacionais, o que precisa ser aprimorado durante a aplicação das provas do Atendimento Especial do Pism; e propor ações para melhorar a acessibilidade durante a aplicação das provas do Pism na UFJF. Assumiu-se como hipóteses que o aumento do número de candidatos que buscam pelo Atendimento Especial do Pism a cada ano, aliado à ausência de estudos na área, revela uma necessidade crescente de aprimoramento do serviço por parte da instituição a fim de reduzir os “improvisos” que ocorrem durante a aplicação das provas. Para tanto, a metodologia aplicada foi a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A partir dos dados coletados, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com nove propostas para melhorar a acessibilidade durante a aplicação das provas do Pism na UFJF, tomando por base os problemas identificados. Assim, o presente PAE foi criado com base na ferramenta de gestão 5W2H e está dividido em cinco eixos que precisam ser aprimorados no Atendimento Especial do Pism, sendo eles: gestão do atendimento especial, capacitação dos aplicadores especializados, edital, provas e Declaração de Atendimento Especializado. Acredita-se que a constituição de uma comissão para trabalhar junto ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) no Atendimento Especial do Pism seja o primeiro passo para impulsionar o desenvolvimento das demais propostas, uma vez que o grande problema de gestão do Atendimento Especial do Pism ocorre pela ausência de intersetorialidade entre o NAI e as demais esferas da UFJF.
Abstract: This dissertation was developed in the scope of Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied aimed to discuss which inclusive strategies the UFJF can adopt to improve the Special Service of the Mixed Selective Admission Program (Pism). The main objective defined for this study was to identify and analyze the inclusive strategies used by UFJF during the application of the Pism tests, aiming for contributing to the process of improvement and expansion of actions that goal to guarantee the entrance of students with disabilities in the institution. This objective was developed through the specific goals of describing the profile of candidates who request special assistance for the Pism tests; analyzing what needs to be improved during the application of the Special Service in Pism tests; and proposing actions to improve accessibility during the application of Pism tests at UFJF. It was assumed that the increase in the number of candidates who opted to the Special Service of Pism tests each year, coupled with the absence of studies in the area, reveals a growing need to improve its service in order to reduce "improvisations" that occur during the application of the tests. For that, the applied methodology was the exploratory research of qualitative nature of the case study type. From the data collected, it was possible to draw an Educational Action Plan (EAP) with nine proposals to improve accessibility during the application of the Pism tests at UFJF, based on problems identified. Thus, the present EAP was created based on the management tool 5W2H and is divided into five axes that need to be improved in Special Service of Pism, namely: special service management, training of specialized applicators, public notice, tests, and Declaration of Service Specialized. It is believed that the constitution of a commission to work with the Inclusion Support Nucleus (ISN) in Special Service of Pism is the first step to boost the development of the other proposals, since the great problem of managing Special Service of Pism occurs due to the lack of intersectoriality between the ISN and the other spheres of UFJF.
Keywords: Atendimento especial
Acesso ao ensino superior
Inclusão
Pism
Special service
Graduation entry
Social inclusion
Pism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11548
Issue Date: 8-May-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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