https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11518
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
joaovitordefariatavares.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Planejamento logístico de um terminal rodoferroviário de cargas: uma análise das oportunidades e desafios |
Autor(es): | Tavares, João Vitor de Faria |
Orientador: | Silveira , Rebecca Impelizieri Moura da |
Miembros Examinadores: | Silva, Rodrigo Oliveira da |
Miembros Examinadores: | Santos Júnior , Ary Ferreira dos |
Resumo: | O presente estudo mostra a relevância da realização de um planejamento logístico para o projeto de criação de um terminal intermodal, por meio de um estudo de caso envolvendo o projeto de um terminal rodoferroviário para movimentação de minério de ferro na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no estado de Minas Gerais. Ressalta-se a importância da realização de um estudo de demanda prévio, a fim de embasar a análise de viabilidade técnica e econômica a posteriori, além de mapear os atores envolvidos no processo de criação do empreendimento e seus respectivos papéis, e os impactos sociais e ambientais envolvidos no processo de construção. Na primeira parte deste estudo, alguns conceitos-chave sobre logística intermodal, terminais de carga, e da logística do minério de ferro no Brasil são expostos na visão de diversos autores e órgãos governamentais de forma a facilitar o desenvolvimento do estudo e a teoria por trás do planejamento logístico enquanto ferramenta para o projeto de empreendimentos de soluções logísticas. A pesquisa consiste em um estudo de caso único, que contou com a realização de observação participante, grupo focal e análise documentais, especialmente relacionados à empresa responsável pela gestão e operação do trecho ferroviário que atende à logística de escoamento de parte da produção de minério de ferro da RMBH. Por fim, são apresentados os resultados do caso particular estudado, contendo a curva de demanda proposta, dada a zona de influência mapeada para o futuro terminal, os principais atores envolvidos neste caso e quais a suas responsabilidades e os pontos que configuram ameaças e oportunidades para a sustentabilidade do projeto. Apesar de terem sido encontrados poucos autores discutindo sobre as etapas necessárias para realização do planejamento logístico, foi possível identificar por meio do estudo que a as principais etapas propostas pelos estudiosos do tema são de fato aplicados, como o dimensionamento de demanda, a criação de planos de ação e a estruturação de planejamento para dimensionamento de infraestrutura. No entanto, através deste estudo foi possível identificar outros fatores importantes para empreendimentos deste porte, obtenção de licenças ambientais, Governo, comunidades e fatores socioeconômicos têm alto potencial de impacto na etapa de planejamento. Desta forma, tal ferramenta se mostra importante para o direcionamento estratégico, pois possibilita antever uma série de fatores com real potencial de influenciar positivamente ou negativamente nas tomadas de decisão posteriores. |
Resumen : | The present study shows the relevance of carrying out a logistic planning for the project of creating an intermodal terminal, through a case study involving the design of a railroad terminal for iron ore movement in the Belo Horizonte Metropolitan Region (RMBH), in the state of Minas Gerais. It is emphasized the importance of conducting a study of prior demand, in order to support the technical and economic feasibility analysis in sequence, and map the actors involved in the process of creation of the enterprise and their respective roles, and the social and involved in the construction process. In the first part of this study, some key concepts about intermodal logistics, cargo terminals, and iron ore logistics in Brazil are exposed in the view of various authors and government agencies in order to facilitate the development of the study and the theory behind it. logistic planning as a tool for the design of logistics solutions enterprises. The research consists of a single case study, which involved participant observation, focus group and documentary analysis, especially related to the company responsible for the management and operation of the railway section that serves the logistics of the flow of part of the production of ore iron in RMBH. Finally, we present the results of the particular case studied, containing the proposed demand curve, given the zone of influence mapped to the future terminal, the main actors involved in this case and their responsibilities and the points that constitute threats and opportunities for the sustainability of the project. Although few authors were found discussing the necessary steps to carry out the logistics planning, it was possible to identify through the study that the main steps proposed by the scholars of the theme are in fact applied, such as the sizing of demand, the creation of plans. and the structuring of planning for infrastructure sizing. However, through this study it was possible to identify other important factors for enterprises of this size, obtaining environmental licenses, government, communities and socioeconomic factors have high potential for impact in the planning stage. Thus, this tool is important for strategic direction, as it allows foreseeing a series of factors with real potential to influence positively or negatively in subsequent decision making. |
Palabras clave : | Planejamento logístico Intermobilidade Projeto de terminal de carga Matriz SWOT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11518 |
Fecha de publicación : | 3-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Administração - Campus JF - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons