https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11488
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Type: | Tese |
Title: | "Para fazer pensar e entreter": educação, produção corporal, sujeitos e masculinidades homossexuais na revista Junior (2007-2015) |
Author: | França, Filipe Gabriel Ribeiro |
First Advisor: | Ferrari, Anderson |
Referee Member: | Castro, Roney Polato de |
Referee Member: | Sanches, Janaina Garcia |
Referee Member: | Caetano, Marcio Rodrigo Vale |
Referee Member: | Souza, Marcos Lopes de |
Resumo: | Este estudo analisou as pedagogias veiculadas e disseminadas pela revista Junior (2007-2015) direcionadas aos sujeitos homossexuais masculinos. Para tanto, foram utilizadas como fonte da pesquisa as 66 edições da revista que foram publicadas durante o seu período de circulação no Brasil. A questão central que organizou esta tese foi: Quais os discursos acerca dos corpos, dos sujeitos e das masculinidades homossexuais veiculados pela revista Junior? A revista Junior foi um periódico que teve como público alvo os sujeitos homossexuais masculinos jovens, brancos, de classe média e de uma certa regionalidade centro-sul brasileira. Em seu conteúdo a Junior buscou oferecer ao leitor matérias e reportagens que investiam na produção corporal, sobretudo, em um modelo de corpo atlético, que faz uso de cosméticos e procedimentos médicos em nome de um padrão de beleza, que se preocupa com a saúde e com o bem-estar. A revista também investiu na veiculação de saberes acerca das (homo)sexualidades, levando ao leitor inquietações que ela acreditava ser do seu interesse como a constituição de si enquanto sujeito homossexual masculino, a relação com o amor e com a busca de parceiros afetivo-sexuais, a emergência da internet e a sua implicação para as (homo)sexualidades, a prevenção e a convivência com o HIV e a luta contra a homofobia por direitos pelos sujeitos homossexuais. Para este estudo inspirei-me na perspectiva pós-estruturalista que me fez pensar nos modos como nos tornamos sujeitos, como nos constituímos em meio aos jogos de verdade e, sobretudo, como nos relacionamos com os processos educativos. Assim, assumi que os artefatos culturais, como a revista Junior, são instâncias educativas que apontam para modos de ser e estar no mundo e, mais do que isso, propõem formas de os sujeitos se relacionarem com os outros e consigo mesmos a partir de seus corpos e de suas experiências. Nesse sentido, a Junior investiu fortemente na educação do seu público específico, disseminando modos de ser homem e de vivenciar a homossexualidade masculina. A cada edição publicada a revista levava aos leitores saberes que circulavam acerca desse modelo de homossexualidade e os divulgava por meio de suas reportagens, imagens e publicidades. Desse modo, a revista foi estabelecendo no decorrer de suas edições o padrão Junior de sujeito homossexual masculino, aquele dotado de corpo atlético, preocupado com os cuidados médicos e cosméticos, com condições financeiras para arcar com tais cuidados e com uma vida social intensa marcada pela presença em festas e boates, além de uma vida sexual ativa. Esse padrão Junior de sujeito foi veiculado e disseminado durante os quase oito anos de circulação da revista, oferecendo aos leitores todos esses saberes para atingirem tal padrão, levando-os a produzirem um corpo que também poderia ser desejado, assim como os corpos dos modelos estampados nas páginas da revista. |
Abstract: | This study analyzed the pedagogies conveyed and disseminated by Junior magazine (2007-2015) to male homosexual subjects. For this purpose, the 66 editions of the magazine that were published during its circulation period in Brazil were used as research source. The central question that organized this thesis was: What are the discourses about homosexual bodies, subjects and masculinities published by Junior magazine? Junior magazine was a journal whose target audience was young, white, middle-class male homosexual subjects from a certain south-central Brazilian region. In its content Junior sought to offer readers articles and reports that invested in body production, especially in an athletic body model, which uses cosmetics and medical procedures in the name of a beauty standard, which is concerned with health and with well being. The magazine also invested in the dissemination of knowledge about homosexualities, leading the reader with concerns that she believed to be of interest to her as the constitution of herself as a male homosexual subject, the relationship with love and the search for affective sexual partners, the emergence of internet and its implication for homosexuality, prevention and living with HIV and the fight against homophobia for rights by homosexual subjects. For this study I was inspired by the poststructuralist perspective that made me think about the ways in which we become subjects, how we are constituted in the midst of the games of truth and, above all, how we relate to the educational processes. Thus, I assumed that cultural artifacts, such as Junior magazine, are educational instances that point to ways of being and being in the world and, moreover, propose ways for subjects to relate to others and to themselves from their own bodies and their experiences. In this sense, Junior invested heavily in the education of its specific audience, disseminating ways of being male and experiencing male homosexuality. With each issue published, the magazine brought readers knowledge about this model of homosexuality and disseminated it through its reports, images and advertisements. Thus, the magazine was establishing throughout its editions the Junior standard of male homosexual subject, the one endowed with athletic body, concerned with medical care and cosmetics, with financial conditions to afford such care and an intense social life marked by presence at parties and nightclubs, as well as an active sex life. This Junior subject pattern has been carried and disseminated throughout the magazine's nearly eight years of circulation, offering readers all this knowledge to achieve such a standard, leading them to produce a body that could also be desired, as well as the bodies of patterned models on the pages of the magazine. |
Keywords: | Educação Produção corporal (Homo)sexualidades Masculinidades homossexuais Education Body production Homosexualities Homosexual masculinities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11488 |
Issue Date: | 25-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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