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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7419302491760122pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.creatorPassos, Vilmar Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023740472425031pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:18:10Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:18:10Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11443-
dc.description.abstractThe present research was undertaken under the auspices of the Professional Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Centre for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case study undertaken here discusses citizen manifestations in the ambit of the State Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE-MG), especially in the Regional Superintendence of Education of Araçuaí (SRE/Araçuaí). This study has the general objective of investigating and analysing how manifestations can generate information about school units, so that school inspectors, SRE or SEE-MG managers can access them more easily, as well as the specific objective of proposing management actions that will create conditions for the categorization and systematization of manifestations to favour understanding of the problems experienced in school institutions. The initial hypothesis, which was proven during the course of the research, is that SRE/Araçuaí receives a significant number of complaints and other manifestations on the most varied themes and regarding several different schools. Effort and time are expended in the investigation and subsequent referrals of these complaints. However, as each complaint is considered an isolated case no study is made of the common characteristics of the manifestations. Thus, there is no reflection on the causes of the complaints and the reports do not generate collective knowledge nor interfere in the way the SRE plans its actions. As methodology, we used field research, and as instruments we used interviews, questionnaires and documentary analyses. The Education Action Plan contemplates three actions: the first deals with resolving the situation of diverse forms of registration of manifestations with the creation of a "protocol for receiving complaints", which consists in standardizing the information so that they become comparable and easy to understand. The second action refers to the creation of a system that organizes, stores and categorizes information and that can produce indicators capable of assisting managers in their decisions. And the third action deals with the communication of this new system with the existing systems, in order to take advantage of pre-existing information.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui estudado discute as manifestações do cidadão, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), em especial na Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí (SRE/Araçuaí). Este estudo tem como objetivo geral investigar e analisar como as manifestações podem gerar informações sobre as unidades escolares, de forma que os inspetores escolares, gestores da SRE ou SEE-MG possam ter acesso, com maior facilidade. Ademais, o objetivo específico é o de propor ações de gestão, que venham a criar condições para categorização e sistematização das manifestações, de maneira a favorecer o conhecimento dos problemas vivenciados nas instituições escolares. A hipótese inicial, que foi comprovada no decorrer da pesquisa, é que a SRE/Araçuaí recebe um número significativo de denúncias e outras manifestações dos mais variados temas e de diversas escolas, sendo desprendidos esforços, tempo e trabalho na apuração e encaminhamentos posteriores. No entanto, a SRE considera cada denúncia como caso isolado, não sendo feita, assim, uma relação com as características comuns dessas manifestações. Assim, não há reflexão sobre os fatores motivadores e não é feita a gestão de conhecimento, de forma a interferir na maneira que a SRE planeja suas ações. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa de campo. Além disso, como instrumentos, foram utilizados entrevistas, questionários e análises documentais. O PAE contemplou três ações: a primeira trata de resolver a situação de diversidade de formas de registro das manifestações, a partir da criação de um “protocolo para o recebimento de denúncias”, que se resume em padronizar as informações, para que se tornem comparáveis e de fácil compreensão. A segunda ação se refere à criação de um sistema que organize, armazene e categorize as informações e que possa produzir indicadores capazes de auxiliar os gestores em suas decisões. E a terceira ação trata da comunicação desse novo sistema com os sistemas já existentes, com a finalidade de aproveitar informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectSistema de dadospt_BR
dc.subjectInspeção escolarpt_BR
dc.subjectIndicatorpt_BR
dc.subjectData systempt_BR
dc.subjectSchool inspectionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleManifestações da comunidade escolar na SRE-Araçuaí: uma proposta de sistematizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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