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dc.contributor.advisor1Mathias, Érika Kelmer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347381343967133pt_BR
dc.contributor.referee1Cardozo, Irene Corrêa de Paula Sayão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803209803107276pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608248371335528pt_BR
dc.creatorRocha, Icaro Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516228850917302pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T12:49:46Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2019-12-18T12:49:46Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11425-
dc.description.abstractThis research, which is within the scope of literature teaching, is linked to the project “Pedagogical Technologies for Literature Teaching: practical perspectives”, developed by professor Érika Kelmer Mathias, in the realm of the Professional Master’s Degree in Letters of the Federal University of Juiz de Fora (PROFLETRAS / UFJF). Being an intervention work, its object is the intervention action agenda, with regard to the promotion of poetic aspects of blackness. Besides the scarcity of the presence of Afro-Brazilian literary texts and activities that develop the work with aesthetics in textbooks, we noticed a racist behavior and denial of identity on the part of many young people facing the afrodescendant elements in the classroom space. Thereby, this research aimed to promote and articulate literary literacy with the corpus of the black literary universe establishing a dialogue between the national rap genres and Afro-Brazilian poetry with the following specific aspects: beat, sample and scratch (in rap), and verse, rhyme and metric (in poetry). Furthermore, through the thematic bias, we also sought to provide and link this literary literacy to the specific situation of the students involved in dealing with the afrodescendant universe in the classroom. The research was conceived in a seventh grade elementary school from an interior city of Minas Gerais. It was methodologically based on aspects of action-research and has as theoretical foundations the concepts of literary literacy (PAULINO and COSSON); literary polysystem (EVEN-ZOHAR); repertoire (ISER); shared reading (COLOMER); mediation (PETIT); blackness (FANNON); subalternity (SPIVAK); rap (TEPERMAN and SALLES) and Afro-Brazilian poetry (DUARTE).pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, que se situa no âmbito do ensino de literatura, é vinculada ao projeto “Tecnologias Pedagógicas para o Ensino de Literatura: perspectivas práticas”, desenvolvido pela professora Érika Kelmer Mathias, no domínio do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF). Por ser um trabalho de caráter interventivo, tem por objeto o plano de uma ação interventiva, no que tange à promoção dos aspectos poéticos da negritude. Além da escassez da presença de textos literários afro-brasileiros e de atividades que desenvolvam o trabalho com o estético nos livros didáticos, percebemos um comportamento racista e de negação identitária por parte de muitos jovens frente à elementos afrodescendentes no espaço da sala de aula. Assim, esta pesquisa teve por objetivo promover e articular o letramento literário com o corpus do universo literário negro estabelecendo um diálogo entre os gêneros rap nacional e poema afro-brasileiro com os seguintes aspectos específicos: beat, sample e scratch (no rap), e verso, rima e métrica (no poema). Ademais, pelo viés temático, também buscou-se proporcionar e vincular esse letramento literário à situação pontual dos alunos envolvidos no que diz respeito à lida com o universo afrodescendente na sala de aula. A pesquisa foi concebida em uma turma de sétimo ano de ensino fundamental de uma cidade no interior de Minas Gerais. Apoiou-se metodologicamente em aspectos da pesquisa-ação e possui como fundamentos teóricos os conceitos de letramento literário (PAULINO e COSSON); polissistema literário (EVEN-ZOHAR); repertório (ISER); leitura compartilhada (COLOMER); mediação (PETIT); negritude (FANNON); subalternidade (SPIVAK); rap (TEPERMAN) e (SALLES) e poesia afro-brasileira (DUARTE).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectPoema afro-brasileiro e Rappt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectAfro-brazilian poem and Rappt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAspectos poéticos da negritude na educação básica: interface entre o rap nacional e o poema afro-brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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