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Type: Dissertação
Title: A espetacularização da enoarquitetura na contemporaneidade
Author: Oliveira, Douglimar Meireles de
First Advisor: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Co-Advisor: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Referee Member: Unanue, Mariane Garcia
Referee Member: Paiva, Ricardo Alexandre
Resumo: A adega vinícola ou “enoarquitetura”, entendida como o espaço dedicado à transformação da uva em vinho, passou por profundas modificações em seu paradigma técnico-formal. As antigas adegas industriais, na contemporaneidade, dão lugar a verdadeiros “templos”, onde as possibilidades técnicas e formais são levadas ao extremo através da associação dos starchitects na criação de edifícios cada vez mais icônicas e espetaculares. Diante do cenário onde a enoarquitetura estabelece uma relação direta com a demanda de marketing, turismo e capital, este trabalho vem com objetivo de compreender como se deu a inserção do fenômeno da espetacularização da enoarquitetura na contemporaneidade. Através de uma pesquisa exploratória, realizou-se uma revisão bibliográfica que buscou relacionar os conceitos de ícone arquitetônico e o processo da espetacularização da arquitetura na sociedade contemporânea, assim como o entendimento das transformações da enoarquitetura no decorrer dos anos e sua relação com o enoturismo. Realizou-se a análise de três casos exemplares, a Adega Marqués de Riscal, projetada por Frank O. Gehry, a Adega Ysios, por Santiago Calatrava e a Adega Portia, por Norman Foster. Tais casos exemplares contribuíram para a compreensão do fenômeno apresentado, sugerindo uma forte influência do “Efeito Bilbao”, associado à busca de consolidação do enoturismo e de formação de uma identidade arquitetônica para fazer frente à produtividade e à competitividade no setor.
Abstract: The wine cellar or “wine architecture”, understood as the spaces dedicated to the concretization and transformation of the grape into wine underwent profound changes in its technical-formal paradigm. The old production industrial warehouses give place, in contemporary times, to true “wine temples”, where technical and formal possibilities are taken to the extreme through the association of the starchitects in the creation of wineries more and more iconic and spectacular. The objective of this work was to understand how the insertion of the phenomenon of the spectacularization of wine architecture in contemporaneity took place. Through exploratory research, a bibliographical review was carried out, which sought in the first moment to relate the concepts of an architectural icon and the process of spectacularization of architecture in contemporary society, as well as the understanding of the transformations of wine architecture over the years and its relationship with wine tourism. It was also an analysis of three exemplary cases, the Marqués de Riscal Winery, designed by Frank O. Gehry, Ysios Winery, by Santiago Calatrava and Portia Winery, by Norman Foster. Such exemplary cases contributed to the understanding of the phenomenon presented, suggesting a strong influence of the “Bilbao Effect”, associated with the search for consolidation of wine tourism and the formation of an architectural identity to face productivity and competitiveness in the sector.
Keywords: Adegas
Enoarquitetura
Espetacularização
Ícone arquitetônico
Wine architecture
Iconic building
Spectacularization
Wineries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11422
Issue Date: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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