https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11415
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
melquizedequemariaaredes.pdf | 708.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Participação da família nas atividades escolares: o caso da Escola Estadual Professor Pedro Calmon |
Autor(es): | Arêdes, Melquizedeque Maria |
Orientador: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Miembros Examinadores: | Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Pretendeu-se, com o presente caso de gestão, discutir a relação entre Escola e Família, bem como a importância desta para a formação dos educandos e para a implementação da gestão democrática, com foco na comunidade da Escola Estadual Professor Pedro Calmon, uma vez que, quando se compara o número de alunos matriculados e a quantidade de pais que participam das atividades pedagógicas propostas para as famílias, percebe-se que essa participação é baixa. Assim sendo, o objetivo geral consiste em identificar as causas da baixa participação das famílias nas atividades pedagógicas propostas pela equipe educacional da Escola Estadual Professor Pedro Calmon. Os objetivos específicos, definidos para este estudo, buscaram investigar e analisar os possíveis motivos que fazem com que os familiares dos alunos não compareçam aos eventos pedagógicos da escola, para, assim, propor Plano de Ação Educacional (PAE) que minimize esse problema. Assume-se, como hipóteses de trabalho, que, apesar de os familiares verem a Escola como o principal local de educação de seus filhos, eles não se consideram aptos a auxiliá-los nas atividades acadêmicas, bem como não se interessam em abrir mão do tempo livre que têm para ir à Escola, quando convidados ou convocados. Foram adotados, como referência teórica, pesquisadores que investigaram esse tema. Assim, recorreu-se aos estudos desenvolvidos por Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Cantanhêde (2016), Dessen e Polônia (2005, 2007), Saraiva-Junges e Wagner (2016), Dazzani e Faria (2009), Souza (2009), Rocha (1996), Faria Filho (2000), Gomes (2016), Castro e Regattieri (2009), Cury (2002), Paro (1992, 2007, 2008), Santana (2018), Brito e Carnielli (2011), Lück (2009) e Zago (2011). Para a geração de dados, utilizou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento a aplicação de entrevistas. Foram entrevistadas seis mães de alunos das turmas de ensino fundamental, anos finais da escola pesquisada, além das duas especialistas educacionais que trabalham na instituição. A partir dos dados coletados, foram propostas ações de intervenção, através do Plano de Ação Educacional, cujas estratégias foram voltadas a estimular a participação dos responsáveis nas atividades escolares. |
Resumen : | The present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master’s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case had the purpose of discussing the relationship between school and family, and its importance for the students’ education and democratic management, focused on the school’s community. The research matters since the numbers of enrolled students and the participative parents show that participation is low. Because of that, the general objective is to identify the main causes of the low family participation at the pedagogical activities proposed by the school’s team. As specific objectives, this dissertation tried to investigate and analyze the possible reasons for the lack of participation and to propose an Educational Action Plan to decrease this problem. We assume, as a hypothesis, that families see the schools the main educational place for their children, however, the parents don’t see themselves as capable of helping them in academic activities. Besides, they are also not interested in going to school in their free time when invited. To theoretical research, there were used the following authors: Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Cantanhêde (2016), Dessen e Polônia (2005, 2007), Saraiva-Junges e Wagner (2016), Dazzani e Faria (2009), Souza (2009), Rocha (1996), Faria Filho (2000), Gomes (2016), Castro e Regattieri (2009), Cury (2002), Paro (1992, 2007, 2008), Santana (2018), Brito e Carnielli (2011), Lück (2009) e Zago (2011). For data generation, it was used as a methodology the qualitative research using as the main method, the interview application. There were interviewed six students’ mothers and two educational specialists, who work at the researched institution. Through the collected data, there were proposed intervention actions, through an Educational Action Plan. The strategies tried to motivate families to participate in school activities. |
Palabras clave : | Relações escola-família Participação Gestão democrática School-family relationships Participation Democratic management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11415 |
Fecha de publicación : | 30-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons