https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11412
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elianegomesrodrigues.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Acessibilidade arquitetônica nas escolas estaduais de Governador Valadares: caminhos e desafios para a equidade |
Autor(es): | Rodrigues, Eliane Gomes |
Primeiro Orientador: | Alcântara, Edna Rezende Silveira de |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Sant'Anna, Priscila Fernandes |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Unindo a literatura sobre os direitos das pessoas com deficiência e os novos paradigmas a respeito da inclusão escolar, apresentamos um caso de gestão que irá discutir a acessibilidade arquitetônica em três escolas estaduais do município de Governador Valadares e o caminho percorrido pelos respectivos gestores no sentido de tornar os espaços escolares acessíveis. Diante das dificuldades encontradas para eliminar as barreiras físicas e atitudinais concernentes à inclusão perguntamos quais são as ações necessárias de responsabilidade da Supervisão de Infraestrutura Escolar para se promover as adaptações arquitetônicas de acessibilidade nos prédios escolares da rede estadual de Governador Valadares O objetivo geral deste traba lho é identificar os entraves que ocorrem tanto nas escolas quanto na Supervisão de Infraestrutura Escolar que impedem as adaptações arquitetônicas nos prédios escolares. Já os objetivos específicos são: descrever como acontece o processo de inclusão e exc lusão no ambiente escolar de acordo com as características dos espaços construídos; analisar os aspectos arquitetônicos dos prédios escolares que levam à inclusão ou exclusão dos alunos em três escolas de Governador Valadares e propor um plano de ação volt ado para acessibilidade arquitetônica no município baseado em critérios de acesso e permanência de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida na escola de ensino regular , buscando meios de promovê la através de soluções propositivas para gestore s escolares e profissionais da Secretaria de Estado da Educação ( SEE/MG ) que trabalham na área de construção civil , como engenheiros , arquitetos e técnicos em edificações . O referencial teórico abrange os estudos de Sassaki ( 2005), Mantoan (2003) e Santos (2002) quanto aos aspectos relacionados à inclusão escolar , e Duarte e Cohen (2006) 2006), bem como Ribeiro (2004) quanto à acessibilidade arquitetônica como meio de desenvolvimento de afeto pelo lugar lugar. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. O público respondente abrange gestores escolares e corpo técnico da Superintendência Regional de Ensino. A análise dos dados nos permite uma melhor compreensão de quais são os principais obstáculos frente à reformulação necessária dos prédios públicos escolares quanto à acessibilidade e aponta caminhos para eliminar estes obstáculos de forma efetiva e eficaz, contribuindo com a atuação dos profissionais da educação, no intuito de promover a equidade no acesso e permanência de alunos com deficiência nas escolas públicas. |
Abstract: | The present dissertation was developed in the Professional Master's degree in Education Management and Assessment (PPGP – Professional post-graduation program) of the Center for Public Policy and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Assembling the literature about the rights of disabled people and the newer paradigms about school inclusion, we present a management case, which will discuss the architectural acessibility at three state schools in Governador Valadares city and the path taken by the corresponding school principals in order to turn the school buildings acessible. With the problems found to eliminate the physical and attitudinal barriers pertaining to inclusion we ask what are the necessary actions among the responsabilities from the Supervision of School Infrastructure to promote de architectural acessibility in the state school buildings from Governador Valadares. The main goal of this work is identifying the problems that occurs either in schools also in the Supervision of School Infraestructure that prevents the architectural adaptations in the school buildings. The specifics goals are: describing how occurs the inclusion and exclusion processes in schools according the architectural features on the built spaces, analysing the architectural features on the school buildings that leads to inclusion or exclusion of the students in three schools from Governador Valadares, and proposing an Educational Action Plan based on access and permanency of disabled people in the mainstream school, searching for manners to promote it through solutions useful for school principals, professionals from Educational State Secretary, who works in this field as engineers, architects and building technicians. Theoretical references includes studies from Sassaki (2005), Mantoan (2003) and Santos (2002) about school inclusion, and Duarte and Cohen (2006), such as Ribeiro (2004) about architectural accessibility as the way to develop affection for the place. To develop this work, we use as methodology the qualitative research through applied questionnaires and structured interviews. The responding public was the schools principals and the thecnicians from the Regional Education Department. The data analysis let us a better comprehension of the main barriers faced to the necessary reformulation by the public buildings schools about acessibility and lead us in a path to eliminate this barriers in an effective and powerful way, contributing to educators, in order to promote de equity in access and permanency of disabled people in public school. |
Palavras-chave: | Acessibilidade arquitetônica Inclusão escolar Pessoas com deficiência Architectural acessibility School inclusion Disabled people |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11412 |
Data do documento: | 29-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons