https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11405
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kissilamedeirosoliveira.pdf | 761.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Motivação em praticantes de Crossfit ® : uma análise a partir do sexo, categoria competitiva e tempo de prática |
Author: | Oliveira, kissila Medeiros |
First Advisor: | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de |
Co-Advisor: | Brito, Ciro José |
Referee Member: | Neves, Clara Mockdece |
Referee Member: | Deresz, Luís Fernando |
Resumo: | O CrossFit ® é uma nova modalidade que consiste em movimentos de alta intensidade e funcionais variados, que está ganhando espaço nos últimos anos, possivelmente por suas características e fatores motivacionais associados. Contudo, até o presente momento não foram identificados estudos que avaliam fatores motivacionais de praticantes de CrossFit ® considerando variáveis como sexo, tempo de prática e nível competitivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar fatores motivacionais em praticantes de CrossFit ® .Trata-se de um estudo transversal, com amostra por conveniência e não probabilística de homens e mulheres adultos, praticantes de CrossFit ® de box afiliados da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Para avaliar os fatores motivacionais foi aplicada a versão brasileira da Exercise Motivations Inventory-2. Foram coletados ainda dados sociodemográficos de idade, sexo, tempo de prática, frequência semanal e nível competitivo. Teste t de amostras independentes foi utilizado para comparar os fatores motivacionais entre os sexos (masculino e feminino), as categorias competitivas (RX e Scale) e ainda, pelo tempo de prática da modalidade (menor do que 20 semanas e maior do que 20 semanas). Os resultados apontam que homens apresentam maior motivação para a prática no domínio “Competição” quando comparado às mulheres (15,35 (6,38) vs. 12,26 (6,05), respectivamente). Entre as categorias competitivas observou-se que praticantes do nível competitivo RX possuem maior motivação pela prática do CrossFit ® nos domínios da “Diversão e bem-estar” (26,53 (3,93) vs. 24,73 (5,83)), “Competição” (15,31 (6,14) vs. 12,43 (6,31)) e “Condição física” (16,92 (3,18) vs. 15,66 (3,75)). Por fim, foi observada diferença entre praticantes com tempo de prática inferior a dois anos e superior a dois anos, sendo os últimos aqueles que obtiveram escores superiores nos domínios “Controle do estresse” (16,73 (3,63) vs. 14,60 (4,97)), “Prevenção de doenças” (23,73 (4,47) vs. 21,81 (5,45)) e “Escore total do instrumento” (152,37 (25,23) vs. 141,21 (30,21)). Conclui-se que variáveis como sexo, categoria competitiva e tempo de prática são importantes fatores a serem considerados sobre a motivação para a prática do CrossFit ® . Diante disso, professores e treinadores podem considerar os fatores motivacionais descritos, bem como nas diferenças observadas entre as variáveis estudadas, a fim de obter resultados quanto a prática desta modalidade. |
Abstract: | CrossFit ® is a new type of physical exercise based on high intensity training and varied functional movements, which is gaining ground in recent years, possibly due to its characteristics and associated motivating factors. However, to date, no studies evaluating motivational factors of CrossFit® practitioners have been identified considering variables such as gender, practice time and competitive level. The present study aimed to evaluate motivational factors in CrossFit ® practitioners. This is a cross-sectional study, with a non- probabilistic convenience sample of adult men and women, enrolled in CrossFit ® affiliated boxes in the city of Governador Valadares, Minas Gerais, Brazil. To evaluate motivational factors the Brazilian version of the Exercise Motivations Inventory-2 was applied. In addition, sociodemographic data such as age, sex, practice time, weekly frequency of practice, and competitive categories were evaluated. Independent t-test was used to compare motivational factors between sexes (male and female), competitive categories (RX and Scale) and also, by the time of practice of the modality (less than or greater than twenty weeks of practice). The results show that men expressed higher scores on "Competition" factor when compared to women (15,35 (6,38) vs. 12,26 (6,05), respectively). Among the competitive categories it was observed that practitioner of the RX competitive level showed more motivated by the practice of CrossFit® in the domains of "Fun and well-being" (26,53 (3,93) vs. 24,73 (5,83)), "Competition" (15,31 (6,14) vs. 12,43 (6,31)) and "Physical condition" (16,92 (3,18) vs. 15,66 (3,75)). Finally, a significant difference was observed between practitioners with practice time of less than two years and more than two years, the latter being those who obtained higher scores in the domains "Stress control" (16,73 (3,63) vs. 14,60 (4,97)), "Illness prevention" (23,73 (4,47) vs. 21,81 (5,45)) and "Total score of the instrument" (152,37 (25,23) vs. 141,21 (30,21)). We conclude that variables such as gender, competitive category and practice time are important factors to consider about the motivation to practice CrossFit ® . Teachers and coaches may consider the motivational factors described, as well as the observed differences between the studied variables, in order to obtain results when practicing this modality. |
Keywords: | Motivação Exercício Psicologia do esporte Motivation Exercise Psychology Sports |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Institution Initials: | UFJF/GV |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11405 |
Issue Date: | 28-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License