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Tipo: Tese
Título: O Boi e o Pastor: uma vereda chamada si-mesmo
Autor(es): Hortegas, Monica Giraldo
Primeiro Orientador: Teixeira, Faustino Luis Couto
Membro da banca: Berkenbrock, Volney José
Membro da banca: Losso, Eduardo Guerreiro Brito
Membro da banca: Amaral, Maria José Caldeira do
Membro da banca: Pinheiro, Marcus Reis
Resumo: O Boi e o Pastor é um poema chinês escrito no século XII. É composto por dez etapas, cada uma com sua respectiva figura, prefácio e verso. A trajetória apresenta um pastor que busca pelo seu boi que se perdeu. Ao longo do caminho ele o encontra, o amansa e o leva de volta para casa. Há uma ruptura a partir da oitava imagem, onde boi e pastor desaparecem deixando apenas um círculo vazio. A nona apresenta um rio que corre e uma árvore em florescência e a décima e última é o encontro entre um ancião e um jovem. Inserido dentro da tradição Zen Budista, o poema tem por finalidade primeira ensinar aos discípulos a experiência meditativa e os estados alcançados com tal prática. Segundo Shizuteru Ueda, da Escola de Kyoto, a partir das últimas três figuras é possível compreender o verdadeiro simesmo para esta tradição. Muito além das instâncias do eu, ele se estende ao mundo e ao outro e é transpassado pelo vazio ou nada absoluto, como esta escola filosófica melhor explica o aspecto transcendente que fundamenta o ser, a existência e a realidade como um todo. A presente tese buscou investigar as bases deste si-mesmo, estudando mestres da tradição e, também, os filósofos da Escola de Kyoto com ênfase em Ueda. Foram revisados temas fundamentais tais como religião, arte, natureza, poesia para compreender sobre uma construção do ser que se insere em uma mística cotidiana que por mais profunda e refinada, insiste sobre a simplicidade da vida. Como uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, esta pesquisa além de respostas, lança perguntas. Quem sou eu? é a pergunta primeira e a que coloca o homem frente a si mesmo e a sua responsabilidade ética frente à vida. A resposta vai além das palavras. Ela reverbera no canto de todas as coisas, desde que Siddhārta Gautama abriu as portas para o Zen, com o girar da flor de udumbura em sua mão há mais de dois mil anos. E por fim, enquanto tese, essa mesma resposta retorna à palavra. Como ensina mestre Dōgen, "o caminho das letras não deixa traços, ainda assim, o ensinamento é revelado"!
Abstract: The Ten Oxherding Pictures is a Chinese poem written in the twelfth century. It has ten stages, each with its own figure, preface and verse. The path presents a herdsman who searches for his ox that has been lost. Along the way he finds it, tames it and takes it back home. There is a break from the eighth image, where ox and man disappear leaving only an empty circle. The ninth image presents a flowing river and a flowering tree and the tenth and last one is the encounter between an old man and a young boy. As part of the teachings of Zen Buddhist tradition, the poem's first objective is to teach the disciples the meditative experience and the states achieved with such practice. According to Shizuteru Ueda of the Kyoto School, from the last three figures it is possible to understand the true Self for this tradition. Far beyond the limits of the I, it extends to the world and the other and is embraced by emptiness or absolute nothingness, as this philosophical school best explains the transcendent aspect that underlies being, existence and reality as a whole. The present thesis sought to investigate the ground of this Self, studying masters of the tradition and also the philosophers of the Kyoto School with emphasis in Ueda. Fundamental themes such as religion, art, nature, poetry have been revised to understand a construction of being that is part of an ordinary mystique that, although profound and refined, insists on the simplicity of life. As a bridge between East and West, this research raises more questions than answers. Who am I? is the first question and the one that puts man facing himself and his ethical responsibility to life. The answer goes beyond words. It reverberates in the chant of all things, since Siddharta Gautama opened the gates to Zen, with the twirl of the udumbura flower in his hand more than two thousand years ago. And finally, as a thesis, this answer returns to words. As Dōgen teaches, "the path of letters leaves no trace, yet the teaching is revealed"!
Palavras-chave: O Boi e o Pastor
Zen budismo
Si-mesmo
Nada absoluto
Escola de Kyoto
The Ten Oxherding Pictures
Zen buddhism
Self
Absolute nothingness
Kyoto school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11402
Data do documento: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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