Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11385
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
weltonpintodemiranda.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Evasão e retenção no ensino superior: o caso do curso de ciências contábeis do campus sede da UFJF
Author: Miranda, Welton Pinto de
First Advisor: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: Este estudo de caso investiga as causas da evasão e da retenção no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Campus Sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que podem estar contribuindo para um número reduzido de concluintes em comparação com o número de ingressantes. O período estudado foi desde o ingresso da primeira turma em 2011 até o final de 2018. Com base na Matriz Curricular, percebeu-se que o tempo adequado para a conclusão do curso é de cinco anos (10 períodos). Contudo, observou-se que as turmas que completaram esse tempo – ingressantes de 2011, 2012 e 2013 - apresentaram no final do segundo semestre de 2017 uma taxa de conclusão de curso de 29%, 27% e 15%, respectivamente. Em média, essas turmas tiveram 24% de alunos que concluíram o curso, 31% de evasão e 45% de retenção. Este estudo fez um levantamento e uma análise das taxas de conclusão, evasão e retenção, sobretudo, nos cursos presencias de Ciências Contábeis das Universidades Públicas Federais. Este trabalho tem como questão norteadora: Quais as causas do elevado índice de evasão e de retenção no curso de Ciências Contábeis do Campus Sede da UFJF? A pesquisa tem como objetivo geral: identificar e analisar os principais fatores que contribuem para o número reduzido de formandos no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF. Os objetivos específicos são: (I) descrever o problema da retenção e da evasão no curso de Ciências Contábeis no Campus Sede da UFJF; (II) analisar as principais causas da retenção e da evasão no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF; (III) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para tentar reduzir este problema no curso estudado. A metodologia utilizada se divide em duas partes: a primeira é composta pela pesquisa bibliográfica e documental e análise dos dados do censo da educação superior e do SIGA UFJF. A segunda é composta pela análise de dados de dois questionários e entrevistas que foram aplicados. O primeiro questionário foi aplicado para 100 alunos retidos no curso e o segundo foi aplicado para 50 ex-alunos que evadiram. As entrevistas foram feitas com oito professores que dão aula para o curso estudado. A pesquisa se justifica, uma vez que a Universidade assinou um termo de compromisso com o MEC para reduzir a evasão e aumentar a taxa de conclusão e, para isso, é importante que essas questões sejam estudadas e que sejam desenvolvidos métodos para monitorar e intervir. Além disso, a retenção e a evasão resultam em prejuízo social e econômico para os estudantes e para sociedade, bem como gastos além do necessário para a Instituição. O PAE apresenta 11 propostas para intervir nas principais causas identificadas para retenção e evasão. Algumas dessas propostas envolvem mais informações sobre o curso, reforma curricular, capacitação dos docentes, seminário, monitoramento dos discentes e avaliação das disciplinas.
Abstract: This case study investigates the causes of evasion and retention in the Accounting Science course of the Faculty of Management and Accounting of the main campus of Federal University Juiz de Fora (FACC/UFJF) that may be contributing to a reduced number of graduates compared to the number of newcomers. The period studied was from the entrance of the first class in 2011 until the end of 2017. Based on the Curriculum Matrix, it was found that the appropriate time to complete the course is 5 years (10 periods). However, it was observed that the groups that completed this time - entering 2011, 2012 and 2013 - presented at the end of the second half of 2017 a course conclusion rate of 29%, 27% and 15%, respectively. On average, these classes had 24% of students who completed the course, however 31% of students evaded and 45% of students were retained. This study made a survey and an analysis of the rates of completion, evasion and retention, especially in the present courses of Accounting Sciences of the Federal Public Universities. This dissertation has as its guiding question: What are the causes of the high evasion and retention rate in the Accounting Science course at UFJF main Campus? The principal objective of this research is to identify and to analyze the main factors that contribute to the reduced number of graduates in the course Accounting Sciences of UFJF main Campus. The specific objectives are: (I) to describe the problem of retention and evasion in the Accounting Science course at UFJF main Campus; (II) to analyze the main causes of retention and evasion in the course Accounting Sciences of UFJF main Campus; (III) to propose an Educational Action Plan to try to reduce this problem in the studied course. The methodology used is divided into two parts: the first one consists of bibliographic and documentary research and analysis of higher education census data and the SIGA UFJF. The second one consists of data analysis of two questionnaires and interviews that were applied. The first questionnaire was applied to 100 students retained in the course and the second one was applied to 50 ex-students who evaded. The interviews were conducted with eight professors who teach the course studied. The research is relevant, because the Federal University Juiz de Fora has signed a commitment agreement with the MEC to reduce evasion and to increase completion rates, therefore, it is important that these issues be studied and methods for monitoring and intervention be developed. In addition, retention and evasion result in social and economic damage to students and society, as well as expenses beyond what is necessary for the institution. The Educational Action Plan presents 11 proposals to intervene in the main causes identified for retention and evasion. Some of these proposals involve more information about the course, curriculum reform, teacher training, seminar, student monitoring and discipline evaluation.
Keywords: Ciências contábeis
Taxa de conclusão
Evasão no ensino superior
Retenção no ensino superior
Reprovação no ensino superior
Accounting sciences
Conclusion rate
Evasion in higher education
Retention in higher education
Course failure in higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11385
Issue Date: 18-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons