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Clase: Dissertação
Título : Avaliação de um curso à distância de prevenção ao uso de álcool e outras drogas voltado para educadores
Autor(es): Monteiro, Érika Pizziolo
Orientador: Ronzani, Telmo Mota
Co-orientador: Silveira, Pollyanna Santos da
Miembros Examinadores: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Miembros Examinadores: Schneider, Daniela Ribeiro
Resumo: O presente trabalho está ligado ao Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, buscando oferecer retorno ao órgão responsável pelo curso e divulgar em meios acadêmicos as ações realizadas durante o processo de investigação. A dissertação foi dividida em duas frentes, caracterizadas por dois artigos empíricos cujos objetivos foram: (1) caracterizar os participantes do curso, avaliando o nível de satisfação dos cursistas quanto às ferramentas utilizadas e (2) avaliar o processo de desenvolvimento e implementação dos projetos de prevenção do uso de drogas, identificando fatores favoráveis e desfavoráveis à implementação destes nos contextos escolares representados pelos participantes do curso. Inicialmente foram coletadas informações sociodemográficas como sexo, idade, escolaridade, ocupação e contato prévio com a temática álcool e outras drogas (n=3247) e, posteriormente, as informações de avaliação de aspectos do curso (n=1950) e, finalmente, sobre o acesso às ferramentas virtuais de aprendizagem. Para os propósitos de investigação foram utilizadas estatísticas descritivas como frequências, médias e desvios-padrão e métodos gráficos, sendo conduzidas na linguagem R (R Core Team, 2015). A maioria dos respondentes eram mulheres (85,8%) e a média de idade foi de 40,7 anos (DP: ± 8,95). 70,9% dos respondentes apontaram ser professores da rede pública e 64,8% relataram possuir como último nível de escolaridade cursos de pós-graduação. 35,2% dos cursistas possuíam contato com a temática álcool e drogas no contexto escolar, indicando a relevância do tema e a necessidade de projetos específicos serem trabalhados na própria escola. De uma forma geral, os cursistas se posicionaram de forma bastante positiva em relação ao curso, indicando que o método de ensino e estratégias utilizados se mostraram adequados ao público capacitado pelo Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Entretanto, o número de perda de alunos durante o período do curso foi substancial, sendo necessário investigar as possíveis razões para o processo de evasão. No que se refere ao segundo produto da dissertação, objetivou-se identificar os aspectos facilitadores e dificultadores ao processo de implementação dos projetos de prevenção e, para isso, uma metodologia híbrida (quantitativa e qualitativa) foi utilizada de forma a categorizar as diversas respostas fornecidas pelos cursistas às questões de pesquisa. A partir das análises de dados, algumas questões se destacaram e foram transcritas em categorias formadoras de dois eixos. O primeiro eixo diz respeito às potencialidades do processo de construção de práticas preventivas, envolvendo as seguintes categorias: capacitação e sensibilização da equipe escolar, relação alunos e comunidade escolar, além da participação da comunidade geral no processo. O segundo eixo diz respeito às barreiras existentes ao processo, classificadas como: aspectos familiares considerados como disfuncionais, violência e tráfico de drogas, características das crianças/adolescentes aos quais os projetos se destinam e, por último, ambiente escolar. Aponta-se a relevância de metodologias de identificação dos possíveis problemas e potencialidades de trabalhos de prevenção em ambientes escolares, a fim de maximizar as vantagens existentes e buscar soluções viáveis às barreiras encontradas. Dessa forma, programas preventivos contextualizados podem ser desenvolvidos. Ressalta-se, portanto, a necessidade de iniciativas de ensino à distância serem avaliadas a fim de investigar os resultados do processo de capacitação de forma sistemática.
Resumen : This work is linked to the Drug Abuse Prevention Course for Public Schools Educators, seeking to provide return to the institution responsible for the course and publish in academic circles the actions taken during the investigation process. The dissertation was divided into two fronts, characterized by two empirical articles whose objectives were: (1) characterize the course participants, evaluating the level of satisfaction of the course participants about the tools used and (2) evaluate the development and implementation of prevention projects of drug use, identifying favorable and unfavorable factors to the implementation of these in school contexts represented by the participants of the course. Initially, sociodemographic information such as gender, age, education, occupation and previous contact with the topic alcohol and other drugs (n = 3247) were collected and subsequently the information about the aspects of evaluation (n = 1950) and finally, the access to virtual learning tools was investigated. For research purposes, descriptive statistics were used as frequencies, means and standard deviations and graphical methods, being conducted in the R language (R Core Team, 2015). Most respondents were female (85.8%) and the average age was 40.7 years (SD ± 8.95). 70.9% of the respondents pointed to be public school teachers and 64.8% reported having as a last level of education, graduate courses. 35.2% of the course participants had contact with the theme alcohol and drugs in the school context, indicating the relevance of the issue and the need for specific projects being worked on these theme. In general, the course participants have positioned themselves very positively about the course, indicating that the method of teaching and strategies used were suitable to the public empowered by the Drug Abuse Prevention Course for Public School Educators. However, the number of lost students during the course was substantial, being necessary investigate the possible reasons for the dropout process. The second product of the dissertation aimed to identify advantages and constraints to the implementation process of prevention projects and, therefore, a hybrid methodology (quantitative and qualitative) was used in order to categorize the various answers provided by course participants to the research questions. From the data analysis, some issues stood out and were transcribed in forming categories of two axes. The first axis relates to the potential of the construction process of preventive practices involving the following categories: training and sensitization of school staff, students and school community relationship, besides the participation of the general community in the process. The second area concerns the existing barriers to the process, classified as: family aspects considered as dysfunctional, violence and drug trafficking, child / adolescent characteristics and, finally, the school environment. It points up the importance of methodologies created to identify potential problems and positive aspects of preventive work in school settings in order to maximize the existing advantages and seek viable solutions to barriers encountered.
Palabras clave : Prevenção ao uso de drogas
Educadores
Ensino à Distância
Avaliação
Prevention of drug use
Educators
Distance learning
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1135
Fecha de publicación : 16-nov-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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