Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11327
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maryvaniateixeirapraciano.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Aprovação parcial na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges: avanços e dificuldades
Author: Praciano, Mary Vânia Teixeira
First Advisor: Alvim, Maria Isabel de Azevedo
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Oliveira, Alexandre Luis de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado analisa os resultados de aprovação, aprovação parcial e reprovação da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, que está sob a jurisdição da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). A pergunta norteadora deste estudo é: quais ações podem ser implementadas pela gestão escolar para que haja redução no quantitativo de alunos aprovados parcialmente na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges? O objetivo geral desta pesquisa é analisar os procedimentos didáticopedagógicos desenvolvidos na EEEP Maria Ângela da Silveira Borges no intuito de identificar os fatores associados às altas taxas de aprovação parcial dos alunos dessa instituição de ensino e, a partir dessa análise, propor ações para minimizar o problema. Além disso, podem-se mencionar como objetivos específicos: i) descrever os indicadores internos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges; ii) analisar as causas que levam às altas taxas de aprovação parcial na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges; iii) propor ações que propiciem uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na EEEP Maria Ângela da Silveira com o intuito de reduzir o quantitativo de alunos aprovados parcialmente nessa escola. Assumem-se como hipóteses: i) o acompanhamento ineficiente, pela gestão escolar, das práticas pedagógicas dos professores na referida escola; ii) a presença da cultura da exclusão/reprovação no âmbito da EEEP Maria Ângela da Silveira; iii) a ineficácia das ações pedagógicas direcionadas aos alunos com maiores dificuldades. Os referenciais teóricos que embasam este estudo perpassam pela questão de analisar os fatores associados ao fracasso escolar, traduzido, neste caso, nas insatisfatórias taxas de aprovação parcial dessa instituição de ensino. Os autores que compõem esses referenciais são Arroyo (1992), Carraher e Schliemann (2013), Jacomini (2009), Paro (2011), Placco, Almeida e Souza (2011), Placco e Souza (2012), Silva (2016), entre outros. Utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários, direcionados aos sujeitos envolvidos com o problema: equipe gestora, docentes e alunos aprovados parcialmente no ano letivo de 2018. Também foram analisados documentos e materiais de escrituração da escola, bem como relatórios de acompanhamento pedagógico disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE). Os dados da pesquisa demonstraram que os agentes educacionais da EEEP Maria Ângela da Silveira Borges enfrentam uma realidade desafiadora de baixo desempenho dos alunos nas avaliações internas de aprendizagem. Foram destacados como principais elementos que contribuem para essa realidade problemas decorrentes de contextos familiares desajustados, a falta de conhecimentos básicos em leitura, escrita e operações básicas de matemática e um impróprio processo de recuperação de aprendizagem adotado por essa escola. Nesse contexto, apresentou-se o Plano de Ação Educacional contemplando ações que visam a melhorias no processo de ensino objetivando a diminuição da taxa de aprovação parcial da EEEP Maria Ângela da Silveira Borges.
Abstract: This study took place in the context of the Professional Master’s Program on Management and Evaluation of Education at the Center of Public Policies and Education Evaluation at Federal University of Juiz de Fora. The management case studied analyzes the results of students who passed, conditionally passed and failed the grade at State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges, which is under the jurisdiction of the Secretariat of Education of the State of Ceará. This study’s guiding question is: which actions can school management implement in order to cause a decrease in the number of students conditionally passed at State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges? This study’s main objective is to analyze the didactic-pedagogical practices carried out at Maria Ângela da Silveira Borges school in order to identify factors associated to the high rates of students conditionally passed at this education institution, and, based on the analysis, to propose actions to mitigate the problem. In addition to that, our specific objectives are: i) describing internal indices at State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges; ii) analyzing the causes of the high rates of conditional approval at State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges; iii) proposing actions that provide an improvement in the teaching-learning process carried out at Maria Ângela da Silveira Borges school with the purpose of decreasing the number of conditionally passed students at that school. Our hypotheses are: i) inefficient assistance, by school management, of pedagogical practices of teachers at the aforementioned school; ii) the presence of a culture of exclusion/failing in the context of State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges; iii) the ineffectiveness of pedagogical practices aimed at struggling students. The theoretical framework that grounds this study analyzes the factors associated to school failure, translated, in this case, in the inadequate conditional pass rates at this education institution. The authors that compose this framework are Arroyo (1992), Carraher and Schliemann (2013), Jacomini (2009), Paro (2011), Placco, Almeida and Souza (2011), Placco and Souza (2012), Silva (2016), among others. The methodology used was qualitative research. Data collection took place through interviews and questionnaires, aimed at the subjects directly involved with the problem: management team, teachers, and conditionally passed students in 2018. We also analyzed documents and bookkeeping materials at the school, as well as pedagogical reports available at School Management Integrated System (SIGE). Research data showed that educational agents at Maria Ângela da Silveira Borges school face a challenging reality of low student performance in internal evaluations. The elements highlighted as main contributors for that reality are problems resulting from dysfunctional family contexts, lack of basic knowledge about reading, writing and basic Math operations, and an improper process of remedial earning adopted by the school. Therefore, we propose an action plan that can contribute to the improvement of internal learning indices, especially the decrease in conditional approval rates at State School of Professional Education Maria Ângela da Silveira Borges.
Keywords: Aprovação parcial
Procedimentos didático-pedagógicos
Gestão escolar
Conditional approval
Didactic-pedagogical practices
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11327
Issue Date: 18-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons