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Clase: Dissertação
Título : Gestão pública de cultura no âmbito da UFJF: o caso do Cine-Theatro Central
Autor(es): César, Ana Paula de Sant’Anna
Orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Moreira, Luciana Verônica Silva
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso a ser estudado discute a gestão pública cultural realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Cine-Theatro Central (CTC). Assumimos a seguinte questão: de que maneira seria possível potencializar a atuação do CTC em prol da cultura, a partir da sistematização de procedimentos para projetos voltados para esse fim? O objetivo definido é encontrar maneiras para a otimização do uso do espaço em questão. Para tanto, foi realizada a análise do atual contexto de gestão do CTC, com o levantamento dos possíveis entraves que contribuem para o perfil pouco ativo no que se refere à produção artística e cultural e o estudo de projetos desenvolvidos por instituições públicas de ensino superior na área de gestão cultural, com o intuito de criar um compêndio de métodos, técnicas e legislação que norteie a otimização de projetos a serem desenvolvidos. Para compreender o atual contexto, são descritos os percursos históricos do CTC e da UFJF; com destaque para o perfil de gestão cultural da universidade. Como metodologia de pesquisa foi realizada uma análise qualitativa, com revisão bibliográfica e documental sobre os históricos, entrevistas com gestores do CTC e o estudo comparativo de projetos desenvolvidos em três instituições públicas, na área de gestão cultural. Posteriormente, apresentou-se uma análise acerca da cultura, das Políticas Públicas Culturais e do lugar da UFJF nesse contexto. A análise das entrevistas foi apresentada na sequência e embasou o Plano de Ação proposto no terceiro capítulo para a construção de uma gestão mais proativa, com vistas a tornar o CTC uma ferramenta cultural. A primeira proposta tratou da apresentação de projetos no CTC, com uma Comissão para Elaboração e Acompanhamento de Editais e um fluxograma de tais projetos para a viabilização desses pela captação de recursos. Sobre o financiamento e sua previsibilidade, há a sugestão de um Edital da Pró-Reitoria de Cultura (ProCult), no qual todos seus órgãos poderiam concorrer. Posteriormente, a ação propõe a atualização do Regimento, necessária para dar legalidade à gestão, visando a garantia de continuidade dos projetos, através da vinculação de parte da receita do CTC para o financiamento de projetos de ampliação da ação do teatro, incluindo as duas propostas de ação contínuas apresentadas, também como parte do Plano de Ação.
Resumen : The present dissertation was developed at the Professional Master’s Degree in Education Assessment and Management (PPGP), of the Centre for Public Policies and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study in question discusses the public management conducted by the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) regarding the Cine-Theatro Central (CTC). We have assumed the following research question: how could we potentialize the cultural use of the CTC, by systematizing the procedures of projects to such end? The defined objective is to find ways to optimize the use of the theatre in question. Thus, we have conducted an analysis of the current management context of the CTC, raising the possible hurdles that contribute to the little proactive profile regarding artistic and cultural production and the study of projects developed by public institutions of higher education in the field of cultural management, hoping to create a compendium of methods, techniques and legislation that will guide the optimization of the projects to be developed. In order to comprehend the current context, we have described the historical background of the CTC and of UFJF, highlighting the cultural management profile of the institution. The research methodology was qualitative, with bibliographical and documental review about the historical background, interviews with CTC managers and a comparative study of projects developed in three public institutions, in the field of cultural management. Afterwards, we have presented an analysis regarding culture, cultural public policies and the place of UFJF in this context. Then the analysis of the interviews was presented and provided basis to the Action Plan presented on the third chapter to build a more proactive management, aiming to transform the CTC into a cultural tool. The first proposal dealt with presenting projects at the CTC, to a Committee of Creation and Follow-up of Calls for Projects and a workflow of such projects to make it viable to gather funding. Regarding funding and its predictability, there is a suggestion of a Call for Projects by the Cultural Affairs Office (ProCult), to which all the offices could apply. Afterwards, the action proposes the updating of the Regiment, needed to the legal aspects of management, aiming to guarantee the continuity of the projects, through the link of part of the CTC funding towards projects that will amplify the use of the theatre, including two continuing proposals, also part of the Action Plan.
Palabras clave : Cine-Theatro Central
UFJF
Gestão cultural
Cine-Theatro Central
UFJF
Cultural management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11326
Fecha de publicación : 10-oct-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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