Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11304
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
beatrizgoncalvesdefaria.pdf594.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A escrita de si na formação continuada de uma professora que ensina ciências e matemática nos anos iniciais
Author: Faria, Beatriz Gonçalves de
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Cesar, Eloi Teixeira
Referee Member: Oliveira, Sandra Alves de
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar uma autorreflexão sobre o processo de formação docente a partir das vivências oportunizadas pelo curso de “Especialização em Ensino de Ciências e Matemáticas nos Anos Iniciais” oferecido pela Faculdade de Educação em parceria com o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho buscou, a partir de referenciais teóricos e da análise das próprias narrativas da autora, refletir sobre os processos de formação docente, o desenvolvimento profissional do professor e a identidade docente. A opção metodológica deu-se pela narrativa autobiográfica, uma pesquisa autobiográfica inserida no âmbito da abordagem qualitativa e de caráter teórico-reflexivo, que se apresenta como uma possibilidade para a produção de um conhecimento que permita compreender a realidade educacional, os processos formativos e o sujeito em sua dimensão pessoal e profissional. A análise dos dados revelou as narrativas como práticas de autoformação e como instrumento de reflexão e de transformação do sujeito e de suas práticas. Além disso, desvelou olhares para a (re)significação do vivido e para o reconhecimento de si como sujeito ativo e responsável pelo seu processo formativo.
Abstract: This paper aims to present a self-reflection about the process of teacher education from the experiences provided by the course “Specialization in Science and Mathematics Teaching in the Early Years” offered by the Faculty of Education in partnership with the Science Center of the Federal University of Juiz de Fora. Based on theoretical references and the analysis of the author’s own narratives, the paper sought to reflect on the processes of teacher education, the teacher's professional development and the teacher's identity. The methodological option was given by the autobiographical narrative, an autobiographical research inserted within the qualitative and theoretical-reflexive approach, which presents itself as a possibility for the production of knowledge that allows understanding the educational reality, the formative processes and the subject in his personal and professional dimension. Data analysis revealed the narratives as self-training practices and as an instrument for reflection and transformation of the subject and his practices. In addition, it unveiled glances at the (re) meaning of the lived experience and the recognition of oneself as an active subject and responsible for its formative process.
Keywords: Autobiografia
Narrativas
Formação continuada
Ciências e matemática
Anos iniciais
Autobiography
Narratives
Continuing education
Sciences and mathematics
Early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11304
Issue Date: 13-Sep-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons