Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaimeulissesdasilva.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Luz, câmera, assimetria na inter-ação: funções do professor assumidas por alunos
Autor(es): Silva, Jaime Ulisses da
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Ladeira, Wania Terezinha
Membro da banca: Vieira, Amitza Torres
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é investigar a interação aluno-aluno na ausência do professor. Como objetivo secundário, buscou-se observar como esses alunos recepcionam atividades do processo de letramento digital com estrutura adequada para o ensino de novas tecnologias. Os dados foram gerados durante uma oficina de produção audiovisual ministrada pelo pesquisador em uma escola pública estadual de Minas Gerais, através do programa Reinventando o Ensino Médio. A metodologia utilizada, que teve como ferramenta a Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974;2003), foi mista. Como resultado, foi possível perceber que, na ausência do docente, a assimetria estabeleceu-se na medida em que os estudantes assumiram para si a função de animar (DABÈNE, 1984), que comumente é prerrogativa do educador.
Abstract: The main purpose of this thesis is to investigate student-student interaction when a teacher is absent. Secondly, we observed how those students react to activities in the digital literacy process, present in a well-structured environment designed for teaching new technologies. We collected the data in a workshop of digital media production, given by the researcher at a Minas Gerais’ state public school through the “Reiventando o Ensino Médio” Program. We used a mixed methods’ approach and, as a methodological tool, the Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974; 2003). The results showed that, when the teacher is absent, there was asymmetry to the extent that students assumed the function of “animating” (DABENE, 1984), which is commonly attributed to teachers.
Palavras-chave: Interação aluno-aluno
assimetria
Reinventando o Ensino Médio
letramento digital
novas tecnologias
Student-student interaction
Assymetry
Reinventando o Ensino Médio
Digital literacy
New technologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
Data do documento: 10-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.