Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11278
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patrickvieiradacosta.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Análise quanti-qualitativa das questões dos livros didáticos das escolas públicas e do ENEM (2015 – 2017) com os conteúdos de biologia celular, molecular e genética
Author: Costa, Patrick Vieira da
First Advisor: Rodrigues, Cibele Velloso
Referee Member: Oliveira, Rosane Gomes de
Referee Member: Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira
Referee Member: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Referee Member: Machado, Carla da Silva
Resumo: Os livros didáticos possuem funções e aplicações variadas no processo de ensino e aprendizado, sendo na maioria das vezes, um material acessível aos estudantes. Esse material é adotado pelos professores das escolas públicas brasileiras e fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do Ministério da Educação - MEC para um período de três anos. Em contrapartida o MEC disponibiliza o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM - que é um importante meio de avaliação para que o aluno consiga ter acesso às instituições públicas e privadas que ofertam ensino superior pelos programas como SISU, FIES e PROUNI. O objetivo deste trabalho foi identificar, quantificar e analisar as questões de Biologia em especial a Biologia Celular e Molecular e a Genética dos cadernos de questões do ENEM e de livros didáticos entre 2015 a 2017 adotados pelas escolas públicas brasileiras. A metodologia para coleta de dados e análise das questões foram realizadas em três etapas de acordo com Bardin (2011) dividida em: Pré – análise, Exploração e Análise dos dados. Para análise da interdisciplinaridade das questões contextualizada foi utilizada a análise discursiva textual – ATD elaborada por Moraes e Galiazzi (2007). Como resultado dessa pesquisa foi verificado nos cadernos de questões do ENEM maior no número de questões de Biologia (média 52,8% n = 23,76 do total de 45 questões) em relação as específicas de Química e/ou Física. Dentre as questões de Biologia as questões de Biologia Celular e Molecular e de Genética cursavam sempre em alto percentual (14,84%, n = 6,67) no total de questões especificas e gerais de Biologia (21,50%, n = 9,67). Em relação aos objetos de conhecimentos estabelecidos na matriz de referência do ENEM, as questões que envolvem moléculas, células e tecidos se destacaram em 2016 (n = 8) e 2017 (n = 7) e as questões sobre hereditariedade e diversidade da vida estavam sempre presentes nestes anos. Já os eixos cognitivos de I a IV estavam em maior número, em ambas as áreas. As competências mais exploradas foram as 4, 5 e 8 para ambas as áreas, em um percentual de 100%. Das 30 habilidades para Ciências Natureza e suas Tecnologias e considerando uma margem ≥ 50 % tinham oito habilidades (H2, H14, H15, H17, H18, H25, H29, H30) das 22 encontradas nas questões de Biologia Celular e Molecular e nas questões de Genética somente seis habilidades (H2, H13, H14, H15, H17 e H30) das 14. Com relação aos livros didáticos, verificou-se que as três coleções atenderam aos eixos cognitivos de I a IV, exceto o eixo V estabelecido pela matriz de referência do ENEM e considerando se um percentual ≥ 50%, verificou-se que na segunda coleção prevaleceram maior número de competências que foram as de número 4, 5 e 8 tanto para Biologia Celular e Molecular (competência 4 - 100% N=120, competência 5 - 100% N=120 e competência 8 - 65% N=78) quanto em Genética (competência 4- 94,3% N= 99, competência 5 – 94,3% N=99 e competência 8 – 80% N=84). Já a frequência e a variedade de habilidades presentes nas coleções, a terceira coleção apresentou maior número para as questões que envolvem Biologia Celular e Molecular (H13, H14, H15 H16 e H17) e nas questões de Genética todas as coleções haviam as habilidades H13, H14, H15 e H17 e na primeira e terceira coleção estavam ainda a H16 e na segunda coleção H28, totalizando cinco habilidades em ambas as coleções. As questões interdisciplinares são menores na primeira (Biologia Celular e Molecular n = 29/91 e na Genética n = 18/115), na segunda (Biologia Celular e Molecular n = 37/120 e Genética n = 22/105) e na terceira coleção (Biologia Celular e Molecular n = 30/80 e Genética n = 11/76). A pesquisa foi uma análise documental descrita em etapas, no intuito de apresentar dados qualitativos e quantitativos para orientar os profissionais da educação nas suas estratégias de ensino quando forem selecionar questões presentes nos cadernos de questões do ENEM e nas escolhas dos livros didáticos referentes aos conteúdos da Biologia Celular e Molecular e Genética. Dessa forma, o estudo permitiu caracterizar e promover uma reflexão sobre o perfil das questões de Biologia presentes tanto nos cadernos de questões do ENEM quanto nos três livros didáticos mais adotados pelas escolas públicas brasileiras nos anos de 2015 a 2017. Apoio: UFJF e CAPES
Abstract: The textbooks have varied functions and applications in the process of teaching and learning, being for the most part, a material accessible to students. This material is adopted by the teachers of the Brazilian public schools and provided by the National Program of Didactic Book - PNLD of the Brazilian Ministry of Education - MEC for a period of three years. On the other hand, the MEC offers the National High School Examination - ENEM - which is an important means of evaluation so that the student can gain access to public and private institutions offering higher education through programs such as SISU, FIES and PROUNI. The objective of this work was to identify, quantify and analyze the Biology issues, especially the Cellular and Molecular Biology and the Genetics of the ENEM questionnaires and the textbooks between 2015 and 2017 adopted by the Brazilian public schools. The methodology for data collection and analysis of the questions was carried out in three stages according to Bardin (2011) divided into: Pre - analysis, Exploration and Data analysis. For the analysis of the interdisciplinarity of the contextualized questions the textual discursive analysis - ATD elaborated by Moraes and Galiazzi (2007) was used. As a result of this research, the number of questions in Biology (average 52.8% n = 23.76 out of 45 questions) was verified in the ENEM questionnaires in relation to Chemistry and / or Physics specifics. Among Biology questions, the subjects of Cellular and Molecular and Genetic Biology always had a high percentage (14.84%, n = 6.67) in the total of specific and general biology questions (21.50%, n = 9.67). Regarding the knowledge objects established in the ENEM reference matrix, the issues involving molecules, cells and tissues stood out in 2016 (n = 8) and 2017 (n = 7) and questions about heredity and diversity of life were always present in these years. Already the cognitive axes of I to IV were in greater number, in both areas. The most explored competences were 4, 5 and 8 for both areas, in a percentage of 100%. Of the 30 Skills for Nature and its Technologies and considering a margin ≥ 50% had eight skills (H2, H14, H15, H17, H18, H25, H29, H30) of the 22 counts on the issues of Cellular and Molecular Biology and questions of Genetics only six abilities (H2, H13, H14, H15, H17 and H30) out of 14. Regarding the textbooks, it was verified that the three collections met the cognitive axes from I to IV, except the axis V established by the reference matrix of the ENEM and if considering a percentage ≥ 50%, verified that in the second collection prevailed larger number of competences were 4, 5 and 8 for both Cellular and Molecular Biology (competence 4 - 100% N = 120, competence 5 - 100% N = 120 and competence 8 - 65% N = 78) as well as Genetics (competence 4- 94.3% N = 99, competence 5 - 94.3% N = 99 and competence 8 - 80% N = 84). As for the frequency and variety of abilities present in the collections, the third collection presented a larger number for the questions involving Cellular and Molecular Biology (H13, H14, H15 H16 and H17) and in Genetics questions all the collections had the H13, H14, H15 and H17 and in the first and third collection were still the H16 and the second collection H28, totaling five abilities in both collections. The interdisciplinary issues are smaller in the first (Cellular and Molecular Biology n = 29/91 and in Genetics n = 18/115), in the second (Cellular and Molecular Biology n = 37/120 and Genetics n = 22/105) and in the third collection (Cellular and Molecular Biology n = 30/80 and Genetics n = 11/76). This was a documentary analysis research, described in stages, in order to present qualitative and quantitative data to guide education professionals in their teaching strategies when selecting issues present in the ENEM issues books and in the textbook choices regarding to the contents of Cellular and Molecular Biology and Genetics. Thus, the study allowed us to characterize and promote a reflection on the profile of Biology questions present in both the ENEM issues books and in the three textbooks most adopted by Brazilian public schools in the years 2015 to 2017. Support: UFJF and CAPES
Keywords: Livro didático
Cadernos de questão do ENEM
Competências
Habilidades
Biologia celular
Molecular e genética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11278
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons