https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11276
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jefersongeisondealmeida.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de kit didático pedagógico para o ensino de microbiologia em escolas de educação básica |
Autor(es): | Almeida, Jeferson Geison de |
Primeiro Orientador: | Pieri, Fábio Alessandro |
Membro da banca: | Souza, Cristian Ferreira de |
Membro da banca: | Cavalcanti, Ricardo Bezerra |
Membro da banca: | Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho |
Membro da banca: | Colombo, Lívia Tavares |
Resumo: | A microbiologia no Brasil é conteúdo incluído no currículo básico do ensino médio. No entanto, observa-se que, na maioria das escolas, as aulas de microbiologia são conduzidas de forma tradicional, fato que pode não favorecer a aprendizagem significativa. A ausência de estratégias efetivas de ensino-aprendizagem torna extremamente abstrato o estudo dos micro-organismos pelos alunos, o que torna necessário o desenvolvimento de métodos que propiciem o ensino efetivo da microbiologia. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um kit de atividades práticas para aulas de microbiologia no ensino médio, buscando ampliar o aprendizado dos escolares acerca do universo microbiológico. Foi utilizada uma pesquisa experimental, realizada em duas instituições de ensino do estado de Minas Gerais. O estudo investiga as habilidades necessárias para a aprendizagem significativa da microbiologia nas escolas, apresentando como medida de intervenção a produção de um kit de nove aulas práticas, selecionadas após uma pesquisa bibliográfica para catalogação de registros e roteiros de experimentos práticos em microbiologia, possível de ser realizada no espaço escolar com indisponibilidade de laboratório. Foram estruturadas nove aulas práticas, compostas de insumos simples para uso em sala de aula, sendo três delas escolhidos para uso em aulas teórico-práticas para 253 adolescentes do Ensino Médio. Como resultado prático, obteve-se a otimização do tempo de aula, uma vez que o conteúdo das três turmas escolhidas foi compreendido pelos alunos em tempo reduzido, e houve uma maior consolidação das habilidades trabalhadas, quando comparadas à abordagem tradicional. Durante a dinâmica os alunos perceberam um aumento no interesse pelo conteúdo e desenvolvimento de muitas curiosidades que, quando trabalhadas pelo professor, culminaram em um grande aumento dos conhecimentos adquiridos. Eles apresentaram satisfação no uso do método, relatando que ele é mais atraente e dinâmico que o tradicional. Assim, como produto educacional, houve a promoção da ampliação do conhecimento dos alunos do ensino médio sobre a importância dos micro-organismos. Concluiu-se que o método foi satisfatório e atendeu ao objetivo de tornar o ensino de microbiologia mais eficiente na formação dos alunos e que o kit pode ser disponibilizado aos professores de Biologia para uso em escolas sem laboratórios para serem associados a discussões teóricas em suas aulas. |
Abstract: | Microbiology in Brazil is content included in the basic high school curriculum. However, it is observed that, in most schools, microbiology classes are conducted in a traditional way, a fact that may not favor meaningful learning. The absence of effective teaching-learning strategies makes it extremely abstract for students to study microorganisms, which makes it necessary to develop methods that provide effective teaching of microbiology. The present work aimed to develop a practical activity kit for microbiology classes in high school, seeking to expand the learning of students about the microbiological universe. An experimental research was used, carried out in two educational institutions of the state of Minas Gerais. The study investigates the skills required for meaningful learning of microbiology in schools, presenting as an intervention measure the production of a kit of nine practical classes, selected after a bibliographic search for cataloging records and scripts of practical experiments in microbiology, which can be carried out in the school space with laboratory unavailability. Nine hands-on classes were structured, consisting of simple inputs for classroom use, three of which were chosen for use in theoretical-practical classes for 253 high school adolescents. As a practical result, the optimization of class time was obtained, since the content of the three classes chosen was understood by the students in a reduced time, and there was a greater consolidation of the skills worked, when compared to the traditional approach. During the dynamics students perceived an increase in interest in the content and development of many curiosities that, when they were healed by the teacher, culminated in a great increase of the knowledge acquired. They presented satisfaction in the use of the method, reporting that it is more attractive and dynamic than the traditional one. Thus, as an educational product, there was the promotion of the amplification of the knowledge of high school students about the importance of microorganisms. It was concluded that the method was satisfactory and met the goal of making microbiology teaching more efficient in the training of students and that the kit can be made available to Biology teachers for use in schools without laboratories to be associated with theoretical discussions in their classes. |
Palavras-chave: | Microbiologia Ensino-aprendizagem Práticas Ausência de laboratório Ensino de microbiologia Escolas públicas e privadas Microbiology Teaching-learning strategies Practical classes Abscence of laboratory Biology study |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11276 |
Data do documento: | 26-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons