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Clase: Dissertação
Título : Formação continuada de professores de língua portuguesa: cumprimento da meta do Programa Aprendizagem na Idade Certa ( MAIS PAIC) no município de Acaraú/Ceará
Autor(es): Oliveira, Kátia Regina Carvalho da Cruz
Orientador: Dorini, Lívia Fagundes Neves
Miembros Examinadores: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Miembros Examinadores: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discute o cumprimento da meta estabelecida pelo Programa Aprendizagem na Idade Certa (doravante MAIS PAIC), ligada à política de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do 5º ano, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Acaraú. O objetivo geral do estudo foi compreender em que medida a meta relativa à formação continuada do grupo em questão está sendo desenvolvida e cumprida pelo município. Enquanto objetivos específicos, necessários para a compreensão dessa questão, temos: i) analisar as ações realizadas pelo MAIS PAIC, no que tange à formação continuada de professores de Língua Portuguesa, do 5º ano do Ensino Fundamental; ii) estudar os indicadores educacionais do município, mesmo sabendo que a formação continuada de professores não é o único fator que interfere nos resultados, mas ciente também de que uma formação qualificada é uma possibilidade para mudanças no processo de ensino e aprendizagem e acreditando que os resultados das avaliações externas podem ser importantes indicativos do cenário de pesquisa; iii) e, ainda, propor novas ações que possam vir a fortalecer o trabalho já desenvolvido pela equipe da SME, no que se refere à formação continuada desses professores. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso, no qual foi acompanhado um encontro de formação para os professores de Língua Portuguesa do 5º ano, promovido pela SME. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com a Gerente Municipal do MAIS PAIC e com a formadora municipal responsável pelos encontros. Ademais aplicou-se um questionário com o grupo participante de Professores de Língua Portuguesa do 5º ano. Após a análise dos dados, verificou-se que, apesar de se perceberem avanços na formação continuada dos professores, ainda são necessárias algumas ações, por parte da SME, no que tange ao fortalecimento dessa política. Tal lacuna foi identificada, uma vez que a SME não possui um plano de formação definido; não existe um perfil do professor que se pretende desenvolver; a SME realiza encontros formativos com carga horária e periodicidade limitadas; e, por fim, ela entrega uma rotina didática pronta para os professores. Dessa forma, foi proposto, no Plano de Ação Educacional (PAE), ações que visam colaborar com o fortalecimento da meta em questão e, assim, contribuir com o contexto educacional do munícipio de Acaraú, uma vez que entendemos que a meta, relativa à formação de professores, constitui uma importante ação da gestão da SME, no que tange à promoção da qualidade da Educação.
Resumen : The present dissertation was developed under the Professional Master’s Course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case presented discusses the fulfillment of the goal established by the Learning Program in the Right Age (hereafter PAIC), linked to the policy of continuing education of Portuguese Language teachers of the 5th grade, developed by the Municipal Secretary of Education (SME) of Acaraú. The general objective of the study was to understand to what extent the target for continuing education of the group in question is being developed and fulfilled by the municipality. As specific objectives, necessary for the understanding of this question, we have: the analysis of the actions carried out by the MAIS PAIC, with regard to the continuing education of Portuguese Language teachers, of the 5th year of Elementary Education; the study of educational indicators of the municipality, even knowing that continuing teacher education is not the only factor that interferes with the results, but also aware that qualified training is a possibility for changes in the teaching and learning process and believing that the results of external evaluations can be important indicators of the research scenario; and also the proposal of new actions that may strengthen the work already developed by the SME team, regarding the continuous training of these teachers. A qualitative research was carried out, more precisely a case study, which was accompanied by a training meeting for Portuguese Language teachers of the 5th year promoted by SME. In addition, semi-structured interviews were conducted with the MAIS PAIC Municipal Manager and with the municipal trainer responsible for the meetings and a questionnaire was applied with the participating group of Portuguese Language Teachers of the 5th grade. After analyzing the data, it was verified that, despite the progress made in the teachers' continuing education, some actions are still needed by the SME regarding the strengthening of this policy, since the SME does not have a plan of defined training, there is no profile of the teacher to be developed, the SME conducts training meetings with limited hours and limited periodicity and delivers a didactic routine ready for teachers. In this way, it was proposed, in the Educational Action Plan (PAE), actions to contribute to the strengthening of the goal in question and thus contribute to the educational context of the municipality of Acaraú, since we believe that the target for teacher training is an important action of the SME management in the promotion the quality of education.
Palabras clave : MAIS PAIC
Formação continuada
Professores de língua portuguesa
MAIS PAIC
Continuing education
Teachers of portuguese language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11264
Fecha de publicación : 23-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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