https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11256
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
elisangelapiresdasilva.pdf | 4.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Educação empreendedora e educação financeira escolar: desenvolvimento de comportamentos empreendedores em alunos do ensino médio |
Autor(es): | Silva, Elisangela Pires da |
Orientador: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Santiago, Ana Elisa Esteves |
Resumo: | O presente trabalho relata uma investigação em Educação Matemática, que alia conhecimentos de Educação Empreendedora e Educação Financeira, com o objetivo de elaborar e aplicar uma proposta de ensino que aborde a Educação Empreendedora, com o apoio da Educação Financeira Escolar, através do uso de recursos educacionais digitais para alunos do Ensino Médio, com o intuito de capacitá-los a identificar, desenvolver e praticar comportamentos empreendedores na realização de uma ação de Empreendedorismo Social que beneficie a comunidade escolar e seu entorno. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é a qualitativa e apropria-se da estratégia da pesquisa-ação para associar ações com resoluções de problemas, contando com a participação da pesquisadora. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se o projeto de Empreendedorismo Social realizado durante as aulas de Matemática com alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola SESI de Juiz de Fora, durante oito semanas, entre os meses de abril e junho de 2019. O projeto foi dividido em três fases: a primeira, destinada à avaliação diagnóstica, onde se verificou, por meio de um questionário, o conhecimento dos alunos acerca dos temas abordados, à capacitação e a identificação de uma ação de Empreendedorismo Social a ser realizada na escola. A ação selecionada pelos alunos foi a aquisição de itens de lazer para a comunidade escolar, que foi desenvolvida na segunda fase do projeto. Como estratégia para angariar recursos financeiros para seu desenvolvimento, os alunos realizaram um bazar na escola. Na terceira fase, os estudantes avaliaram o projeto, as ações e o aprendizado adquirido ao participarem deste. Pôde-se perceber que os alunos participantes se apropriaram dos conhecimentos sobre Empreendedorismo e sobre Educação Financeira que foram apresentados a eles na primeira fase, além de desenvolverem comportamentos empreendedores na realização da ação, que resultou na instalação de três redes de descanso e na disponibilização de uma nova mesa de pingue-pongue na escola. Isso nos leva a concluir que esta pesquisa proporcionou que os estudantes tomassem consciência de que são capazes de empreender para a realização de seus sonhos e gerir suas finanças pessoais, tornando-se protagonistas de suas vidas e cidadãos financeiramente conscientes. Como resultados dessa pesquisa, percebemos que ações como essas são capazes de despertar o Empreendedorismo e promover o desenvolvimento do comportamento empreendedor, bem como a consciência financeira e social nos estudantes. Além disso, o presente estudo pode ser replicado em qualquer série do Ensino Fundamental e Médio. Resultou, também, um produto educacional denominado “Empreendedorismo Social: um guia de planejamento e orientações didáticas para o professor”, no qual objetivamos instrumentalizar professores para o desenvolvimento de aulas que integrem Educação Empreendedora e Educação Financeira Escolar, resultando em ações de Empreendedorismo Social. |
Resumen : | This present work reports an inquiry in Mathematical Education, which combines knowledge of Entrepreneurial Education and Financial Education, aiming to develop and apply a teaching proposal that addresses Entrepreneurial Education, with School Financial Education support, through the use of digital educational resources for high school students, in order to enable them to identify, develop and practice entrepreneurial behaviors in execution a Social Entrepreneurship action that benefits the school community and its surroundings. The methodological approach used in the research is qualitative and appropriates the action-research strategy to associate actions with problem-solving, counting on the participation of the researcher. Between the actions developed, we highlight the Social Entrepreneurship project carried out during Mathematics classes with students of the 3rd year of high school at SESI School of Juiz de Fora, during eight weeks, April to June 2019. The project was divided into three stages: the first, intended to the diagnostic evaluation, which verified, through a questionnaire, the students' knowledge about the topics covered, the training and the identification of a Social Entrepreneurship action to be accomplished in school. The action chosen by the students was the acquisition of leisure items for the school community, which was developed in the second stage of the project. As a strategy to raise financial resources for their development, students held a bazaar at school. On the third stage, the students evaluated the project, the actions and the learning acquired by participating in it. It could be noticed that the participating students appropriated the knowledge about Entrepreneurship and Financial Education that were presented to them on the first stage, besides to develop entrepreneurial behaviors in carrying out the action, which resulted in the installation of three hammocks and the availability of a new Table Tennis table on school. This leads us to conclude that this research has supplied students to become aware that they can work with entrepreneurship to achieve their dreams and manage their personal finances, becoming protagonists of their lives and financially conscious citizens. As a result of this research, we realize that actions such as are capable of arousing entrepreneurship and promoting the development of entrepreneurial behavior, as well a financial and social awareness in students. In addition, the present study can be replicated in any grade of school. It also resulted in an educational product called “Social Entrepreneurship: a planning guide and teaching guidelines for the teacher”, in which we objectify to instrumentalize teachers for the development of classes that integrate Entrepreneurial Education and School Financial Education, resulting in Social Entrepreneurship actions. |
Palabras clave : | Educação empreendedora Educação financeira escolar Comportamento empreendedor Empreendedorismo social Entrepreneurial educatio School financial education Entrepreneurial behavior Social entrepreneurship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11256 |
Fecha de publicación : | 3-sep-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons