https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11241
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulorafaeldesouzarossi.pdf | 4.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Projeto Cor po |
Autor(es): | Rossi, Paulo Rafael de Souza |
Orientador: | Cristofaro, Ricardo de |
Co-orientador: | Miranda, Mariana Lage |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Paula Scamparini |
Miembros Examinadores: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Resumo: | O presente texto é o resultado de uma pesquisa em Poéticas visuais intitulada Projeto Cor po, de minha autoria, visando apresentar seu processo de produção, características e formas de subjetividade. A escrita se desenvolve no intuito de um prolongamento de ações anteriores à criação do projeto, perpassando a intenção do fazer, sua execução e os pensamentos posteriores. Nos procedimentos e conceitos operacionais da proposição artística destaco a presença da ideia de jogo, performance, encontro, presença, experiência estética, participação, ambiente e liberdade, bem como as referências e influências exercidas pelas obras dos artistas Daniel Buren, Shozo Shimamoto, Olivier de Sagazan, Joseph Beuys e pelos autores Maurice Merleau-Ponty, Felix Guatarri, Johan Huizinga, Mikel Dufrenne, Giorgio Agamben, Erving Goffman e Micheal Foucault. A disposição organizacional do trabalho toma como parâmetro o princípio de liberdade, propondo um texto que não possui introdução ou conclusão, e sim, uma estrutura de árvore, apresentada com segmentos intitulados raiz, caule, nós e fruto. |
Resumen : | This text is the result of a research in visual poetics entitled Projeto Cor po, of my own, aiming to present its production process, characteristics and forms of subjectivity. Writing develops in order to extend actions prior to the creation of the project, passing through the intention of doing, its execution and subsequent thoughts. In the operational procedures and concepts of the artistic proposition I highlight the presence of the idea of game, performance, encounter, presence, aesthetic experience, participation, environment and freedom, as well as the references and influences exerted by the works of the artists Daniel Buren, Shozo Shimamoto, Olivier de Sagazan, Joseph Beuys and the authors Maurice Merleau-Ponty, Felix Guatarri, Johan Huizinga, Mikel Dufrenne, Giorgio Agamben, Erving Goffman and Micheal Foucault. The organizational arrangement of the work takes as its parameter the principle of freedom, proposing a text that has no introduction or conclusion, but a tree structure, presented with segments entitled root, stem, nodes and fruit. |
Palabras clave : | Jogo Performance Encontro Presença Experiência estética Ambiente Game Performance Encounter Presence Aesthetic experience Environment |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11241 |
Fecha de publicación : | 20-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.