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Type: Dissertação
Title: Jardim sensorial e trilha ecológica como estratégias que facilitem o aprendizado de biologia no ensino médio
Author: Bomtempo Júnior, Paulo
First Advisor: Pimenta, Daniel Sales
Referee Member: Monteiro, Sandrelena da Silva
Referee Member: Ferreira, Flávia Monteiro Coelho
Resumo: Os professores enfrentam uma série de desafios que, muitas vezes, os fazem esquecer o motivo pelo qual escolhem sua profissão. Normalmente, reclamam ou se culpam, porém sempre reiniciam e abraçam o seu objetivo, que é ensinar. Para ensinarem, têm que ser livres, criativos, sensíveis e o mais importante, felizes, independentemente das suas dificuldades, que não são poucas. O ensino da Biologia enfrenta desafios que, muitas vezes, o professor em sala de aula tem dificuldades de superar como a quantidade de conteúdo, os aspectos conceituais e a preparação para exames vestibulares. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver estratégias que pudessem facilitar o ensino de Biologia para alunos do ensino médio em espaços não formais, como Jardins Sensoriais (JS) e Trilhas Ecológicas (TE). Foram feitas avaliações estatísticas por frequência de respostas e estratificadas por séries, idade e sexo dos alunos com o auxílio de questionários semi-estruturados. As justificativas às respostas foram classificadas, quantitativa e qualitativamente, analisadas e discutidas. Os questionários foram respondidos por alunos de 7 turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba em visitas ao JS da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG e à TE situada no Horto Florestal do próprio instituto. Nos questionários respondidos após a visita ao JS, os alunos relataram sentimentos positivos como paz, tranquilidade, calma e bem-estar, além da maior proximidade à natureza e à transmissão de conhecimentos de Biologia e outros temas interessantes. Em relação às respostas aos questionários, após as aulas de campo nas TE, os alunos relataram sentimentos positivos como aprendizagem, paz e felicidade, além da contribuição do JS para a aula na TE, aumento do interesse pela Biologia, transmissão de conhecimentos de Biologia já apresentado em sala de aula e a importância da aprendizagem em espaço não formal de ensino. Em relação às séries e ao sexo dos alunos, nas duas atividades não houve variação. A partir dos dados adquiridos pode-se concluir que o JS instrui os alunos em relação à sensibilização e ao conhecimento propriamente dito e a TE faz com que os alunos se identifiquem com a natureza o que lhes faz desenvolver o respeito e a aprendizagem. A análise da relação entre o JS e a TE, para o ensino, nos evidenciou mais uma estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem.
Abstract: Teachers face a series of challenges that often makes them forget why they chose their profession. They usually complain or blame themselves, but they always restart and embrace their goal, which is teaching. In order to do so, they have to be free, creative, sensitive and, most importantly, happy, regardless the many difficulties they face. The teaching of Biology faces challenges that, sometimes, are hard for a classroom teacher to overcome, such as the amount of content, the conceptual aspects and the preparation for entrance exams. In this sense, the goal of this work was to develop strategies to facilitate the teaching of Biology for high school students through non-formal spaces, such as Sensorial Gardens (SG) and the Ecological Trails (ET). Statistical evaluations were performed by frequency of responses and stratified by grade, age and gender of the students, through semi-structured questionnaires. The justifications for the answers were classified quantitatively and qualitatively, analyzed and discussed. The questionnaires were answered by the students of 7 classes of the Integrated Technical Courses for High School of the IF Southeast MG - Rio Pomba campus, in visits to the SG of the Federal University of Juiz de Fora - MG and the ET located in the Forest Garden of the IF campus itself. In the questionnaires answered after visiting the SG, students reported positive feelings such as peace, tranquility, calm and well-being, as well as greater proximity to nature and to the transmission of Biology knowledge and other interesting topics. As for the answers to the questionnaires after the field classes in the ET, students reported positive feelings such as better learning, peace and happiness, as well as the contribution of SGs to the classes at ETs, increased interest in Biology, transmission of Biology knowledge already presented in the classroom and the importance of learning in a non-formal teaching environment. Regarding the grade and gender of the students, there were no variations in both activities. From the acquired data, it could be concluded that the SG instructs students on awareness and knowledge itself and the ET helps the students to identify themselves with the nature, which helps them develop respect and learning. The analysis of the relationship between SG and ET for teaching showed us yet another strategy for the development of learning.
Keywords: Espaço não formal
Sensibilidade
Aprendizagem/Interesse
Non-formal space
Sensitivity
Learning/Interest
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11238
Issue Date: 31-Aug-2019
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