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Tipo: Dissertação
Título: O uso das TICS na Escola de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros, no estado do Ceará: potencialidades e desafios
Autor(es): Oliveira, Francisco Gerbson de
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Gonçalves, Maria Célia da Silva
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo de caso em questão tem como objeto o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Escola de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros, sendo o foco os motivos pelos quais as TICs são pouco utilizadas como ferramentas pedagógicas no ambiente escolar. A escola possui uma estrutura considerada boa para o uso das TICs, já que conta com dois laboratórios de informática em perfeitas condições de uso; além de internet com conexão sem fio para alunos e professores, o que facilita aulas com a utilização de celulares. A escola atende cerca de 400 alunos por ano e conta com vinte professores. A partir da análise dos planos de aula e registros dos professores foi constatado que grande parte dos docentes não utiliza as TICs como ferramenta pedagógica, o que fez com que surgisse a questão norteadora deste estudo: quais ações podem ser tomadas pela equipe gestora da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros para inserir as Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas educacionais em suas práticas pedagógicas? Definido o problema do estudo, o objetivo geral da investigação é: Identificar os fatores que levam ao baixo número de práticas pedagógicas que utilizam as TICs na escola em análise e propor ações para inserção das tecnologias no cotidiano escolar. Como objetivos específicos foram definidos: i) descrever as práticas pedagógicas da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros e a percepção de seu corpo pedagógico sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação; ii) analisar os fatores que levam o corpo pedagógico da escola a não usar as TICs; e iii) Propor ações que incentivem o uso das TICs como ferramenta pedagógica na Escola de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros. Os autores que fundamentam teoricamente este estudo são: Alonso (2008), Moran (2004), Moreira, Loureiro e Marques (2005), Couto (2014), Schuhmacher, Alves Filho (2017), Lucena (2016), Souza (2013), dentre outros, pois seus trabalhos estão voltados para a importância da introdução das TICs no ambiente escolar como uma ferramenta necessária para a educação do século XXI. Em relação à metodologia do estudo, a abordagem é qualitativa e os instrumentos utilizados são pesquisa documental, entrevistas com o diretor e o ex-coordenador da escola, bem como a aplicação de questionários para todos os professores e para os alunos da 3ª série do ensino médio. Constatou-se que um dos principais empecilhos para a utilização das TICs em sala de aula na escola se deve ao fato da formação inicial e continuada dos docentes da escola não lhes prepararam adequadamente para lidar com estas ferramentas em práticas pedagógicas e por esta razão se propõe um Plano de Ação Educacional com ações que visam a formação continuada destes profissionais, sendo uma delas a criação de um curso de formação em serviço voltado para a utilização das TICs em sala de aula e a criação de uma comunidade de aprendizagem para o compartilhamento de metodologias pedagógicas com o uso das TICs.
Abstract: Esta tesis se desarrolla bajo el Máster profesional en gestión y evaluación de la Educación (PPGP) del Centro de Políticas Públicas y evaluación de la educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). El estudio de caso en cuestión tiene como objeto el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) en la Escuela de Enseñanza Média Profesora Lídia Carneiro de Barros, centrándose en las razones por las que las TICs se utilizan mal como herramientas pedagógicas en la escuela. La escuela tiene una estructura considerada buena para el uso de las TICs, pues cuenta con dos laboratorios informáticos en perfectas condiciones de uso; Además de Internet con conexión inalámbrica para estudiantes y profesores, que debe facilitar las clases con el uso de teléfonos móviles. La escuela asiste a unos 400 estudiantes por año y cuenta con veintitrés profesores. A partir del análisis de los planes de lecciones y los registros de los profesores, se encontró que una gran parte de los profesores no utilizan las TICs como herramientas pedagógicas, lo que provocó que surgiera la cuestión rectora de este estudio: qué acciones puede tomar el equipo Gerente de la Escuela Estatal de Educación Secundaria la profesora Lídia Carneiro de Barros para insertar las tecnologías de la información y la comunicación como herramientas pedagógicas, lo que provocó que surgiera la cuestión rectora de este estudio: qué acciones puede tomar el equipo Gerente de la Escuela Estatal de Educación Secundaria la profesora Lídia Carneiro de Barros para insertar las tecnologías de la información y la comunicación como herramientas educativas en sus prácticas pedagógicas? Definido el problema del estudio, el objetivo general de la investigación es: identificar los factores que conducen al bajo número de prácticas pedagógicas que utilizan las TICs en la escuela en el análisis y proponer acciones para la inserción de tecnologías en la rutina escolar. Como objetivos específicos se definieron: i) describir las prácticas pedagógicas de la Escuela Estatal de Educación Secundaria Profesora Lídia Carneiro de Barros y la percepción de su cuerpo pedagógico sobre el uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la educación; II) analizar los factores que llevan al cuerpo pedagógico de la escuela a no utilizar las TICs; y III) proponer acciones que fomenten el uso de las TICs como herramienta pedagógica en Escuela Estatal de Educación Secundaria Profesora Lídia Carneiro de Barros. Los autores que teóricamente corroboran este estudio son: Alonso (2008), Moran (2004), Moreira, Loureiro y Marques (2005), Couto (2014), Schuhmacher, Alves Filho y Schuhmacher (2017), Lucena (2016), Souza (2013), entre otros, porque sus trabajos están centrados en la importancia de introducir las TICs en el entorno escolar como herramienta necesaria para la educación del siglo XXI. En cuanto a la metodología del estudio, el enfoque es cualitativo y los instrumentos utilizados son la investigación documental, entrevistas con el director y el antiguo coordinador de la escuela, así como la aplicación de cuestionarios a todos los profesores y a los estudiantes del tercer grado de la escuela secundaria. Se encontró que uno de los principales obstáculos para el uso de las TICs en las clases de la escuela se debe al hecho de que la educación inicial y continua de los profesores de la escuela no los preparó adecuadamente para tratar estas herramientas en prácticas pedagógicas y por este motivo se propone un plan de acción educativa con acciones dirigidas a la formación continua de estos profesionales, siendo una de ellas la creación de un curso de formación en servicio centrado en el uso de las TICs en el aula y la creación de una comunidad de Aprendizaje para el intercambio de metodologías pedagógicas con el uso de TICs.
Palavras-chave: Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Tecnologias da informação e comunicação
Gestión escolar
Prácticas pedagógicas
Tecnologías de la información y la comunicación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11226
Data do documento: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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