Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1120
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ericsonaraujodacosta.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A gestão escolar e a responsabilização: o papel da participação familiar para melhoria da aprendizagem dos alunos em uma escola do estado do Acre
Author: Costa, Ericson Araújo da
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Silva, Maria Andreia de Paula
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, é resultado de uma pesquisa que investigou ações voltadas à efetivação do envolvimento parental na vida escolar e, consequentemente, na melhoria do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Acre. Nosso principal objetivo foi detectar o que já havia sido feito nessa instituição de ensino em relação ao fomento de ações de envolvimento parental, relativo à responsabilização das famílias, partindo do pressuposto de que as iniciativas deveriam ser criadas pela escola através de seu corpo docente. A investigação se baseou na análise documental, por do Projeto Político Pedagógico da escola e dados documentados durante a reelaboração do mesmo, além da aplicação de questionários para a equipe gestora, a uma amostra de professores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, ao presidente e vice-presidente do Grêmio Estudantil e ao representante dos pais no Conselho Escolar da escola pesquisada. Nossa análise dos dados coletadas foi feita em diálogo com os estudos de Epstein (1989) e Epstein e Dauber (1991), que propõem seis formas de envolvimento parental, das quais nos apropriaremos de três consideradas mais pertinentes ao nosso foco de análise das ações desenvolvidas pela escola EBA; além das considerações de Lahire (1997) sobre a influência das condições socioeconômicas no desenvolvimento da aprendizagem e sua ligação com o conceito de envolvimento parental. A investigação nos permitiu perceber que não havia iniciativas concretas de incentivo ao envolvimento das famílias com a vida escolar dos alunos. Com base nesses pressupostos, elaboramos um Plano de Ação Educacional com vistas à institucionalização do envolvimento parental nessa unidade escolar, contribuindo, assim, com a melhoria do desempenho dos alunos de vários níveis socioeconômicos aos quais a escola atende.
Abstract: This dissertation is the result of a survey on the actions to the concrete realization of parental involvement in the learning process and, consequently, improving the performance of elementary school students in a school in the interior of Acre. Our main goal was to detect what had already been done in this institution in relation to the development of parental involvement actions on the responsibility of families, assuming the initiatives being taken by the school through its faculty. The research was based on document analysis through the school Pedagogical Policy Project, and the use of data collected through the questionnaires for the management team, to elementary school teachers from 1st to 9th grade students and vice president student-body president and the representative of parents in the school board of the studied school. Such research, as well as allow us to analyze the case management also allowed us to introduce the school community searched an Educational Action Plan to serve as the parental involvement institutionalization parameter in this school unit, thus contributing to the improvement of the performance of students of various socioeconomic levels to which the school serves.
Keywords: Responsabilização Escolar
Participação Familiar
Envolvimento Parental
School Accountability
Family Participation
Parental Involvement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1120
Issue Date: 27-Jan-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.