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Type: Dissertação
Title: Desafios de aprendizagem em Matemática no ensino médio profissional no estado do Ceará
Author: Teixeira, Fabiana Soares
First Advisor: Ferreira, Marcello
Referee Member: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Na primeira série do ensino médio, tem sido usual os alunos apresentarem dificuldades de aprendizagem relacionadas aos conteúdos de matemática, situação comprovada em avaliações externas e internas e em depoimentos dos diversos atores do processo de ensino. Nessas avaliações, é possível verificar a quantidade de alunos classificados e distribuídos por níveis e, a partir disso, constatar elevado número de estudantes que não adquiriram habilidades consideradas básicas em matemática, tendo em vista a série escolar que cursam. O caso de gestão estudou esses desafios de aprendizagem na disciplina de matemática de alunos do ensino médio profissional cearense, a partir da percepção de atores envolvidos no processo escolar — alunos, professores e gestores. O objetivo definido para este estudo foi buscar elementos teóricos e uma proposta de atuação, por meio da qual a gestão escolar pudesse contribuir de maneira eficaz na melhoria da aprendizagem de matemática dos alunos do primeiro ano do ensino médio. Os objetivos específicos são: descrever o fenômeno da defasagem de aprendizagem no contexto do ensino técnico estadual cearense e em perspectiva com as políticas públicas educacionais dos quatro últimos governos federais, evidenciando as especificidades que levam às maiores taxas de reprovação e de dificuldades de aprendizagem ocorrerem no primeiro ano do ensino médio. Como procedimento de investigação, foi feito um estudo de caso a partir de uma análise qualitativa. Ademais, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com alunos e professores, bem como realizadas entrevistas com o diretor, as duas coordenadoras pedagógicas e dois docentes de matemática, a fim de obter informações para descrever e analisar criteriosamente o caso. Assumimos como suposições de pesquisa que as dificuldades apresentadas pelos discentes seriam: necessidade de maior participação de pais, alunos e professores, numa perspectiva de gestão democrática; falta de um estudo adequado com a apropriação dos resultados das avaliações internas e externas; metodologias de ensino mais eficazes na superação de deficiências de conteúdos geradas em séries anteriores; e a precariedade da formação docente. Assim, dentro das limitações dessa investigação, as proposições foram consideradas na elaboração do Plano de Ação Educacional que aciona estratégias para superar dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática da escola pesquisada.
Abstract: This dissertation was developed in the Professional Master in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora, Brazil (CAEd / UFJF). In the first grade of high school, it has been usual for students to have learning difficulties related to math content, a situation proven in external and internal evaluations and testimonies of the various actors of the teaching process. In these assessments, it is possible to verify the amount of students classified and distributed by levels and, from this, to find a high number of students who did not acquire skills considered basic in mathematics, considering the school grade they are attending. The management case studied these learning challenges in the mathematics discipline of Ceará, Brazil, professional high school students, from the perception of actors involved in the school process - students, teachers and managers. The objective defined for this study was to seek theoretical elements and a proposal for action, through which school management could contribute effectively in improving the mathematics learning of first year high school students. The specific objectives are: to describe the phenomenon of the learning gap in the context of state technical education in Ceará, Brazil, and in perspective with the educational public policies of the last four federal governments, highlighting the specificities that lead to higher failure rates and learning disabilities occur in the state. first year of high school. As a research procedure, a case study was made from a qualitative analysis. In addition, a bibliographic and documentary research was conducted, exploratory and descriptive. For data collection, questionnaires were applied with students and teachers, as well as interviews with the principal, the two pedagogical coordinators and two math teachers, in order to obtain information to describe and carefully analyze the case. We assume as research assumptions that the difficulties presented by students would be: need for greater participation of parents, students and teachers, in a perspective of democratic management; lack of adequate study with the appropriation of the results of internal and external evaluations; more effective teaching methodologies in overcoming content deficiencies generated in previous grades; and the precariousness of teacher education. Thus, within the limitations of this investigation, the propositions were considered in the elaboration of the Educational Action Plan that triggers strategies to overcome learning difficulties in the mathematics discipline of the elected school.
Keywords: Educação Básica
Avaliação
Aprendizagem
Ceará
Matemática
Basic Education
Evaluation
Learning
Ceará
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11195
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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