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Tipo: Dissertação
Título: Ensino por investigação científica no ensino médio: a qualidade da água
Autor(es): Arruda, Welton da Silva
Primeiro Orientador: Assis, Fernanda Souza de Oliveira
Membro da banca: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Membro da banca: Campos, Renata Bernardes Faria
Membro da banca: Ribeiro, Paulo Henrique
Membro da banca: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Resumo: Este trabalho foi construído visando atender às necessidades contínuas na educação, de metodologias que melhorem o processo de ensino aprendizagem através de um maior envolvimento dos discentes. Dessa forma, foi realizada uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em uma sala do primeiro ano do ensino médio regular, na cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo. Nesse âmbito, a qualidade da água foi problematizada e debatida em nove etapas de ensino investigativo, em uma perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Baseado no ensino por investigação, os discentes foram levados a atuarem como cientistas, fazendo observações, problematizando, levantando questões científicas e hipóteses, além de organizarem seus próprios experimentos e realizarem seus testes. Nessa proposta, o professor atuou como mediador do conhecimento e o aluno foi o protagonista do seu próprio aprendizado. Ao realizarem seus próprios experimentos, os alunos saíram a campo, coletaram amostras em uma nascente e nos rios que banham sua cidade, o Rio Doce e o Rio Guandu, além de coletarem também a água tratada pela companhia municipal de abastecimento. Realizaram as análises das amostras, testando também a técnica dos Tubos Múltiplos em busca de coliformes totais e termotolerantes. Por fim, os discentes divulgaram seu trabalho para a comunidade escolar e avaliaram a metodologia, apontando pontos positivos, negativos e dando sugestões para melhorar a metodologia. Como consequência disso, foram constatados os indícios da Alfabetização Científica (AC) entre os discentes que após a SEI demonstraram a compreensão de termos e técnicas típicas da ciência além de um bom entendimento sobre o fazer ciência, em seus processos, métodos, equipamentos, além de suas implicações sociais, culturais e ambientais.
Abstract: This document was built to meet the continuing needs in education, methodologies that improve the process of teaching and learning through greater involvement of students. Thus, a Sequence of Investigative Teaching (SIT) was conducted in a room of the First Grade, in the city of Baixo Guandu, Espírito Santo. In this context, water quality was problematized and debated in nine stages of investigative teaching, from the perspective of Science, Technology, Society and Environment. Based on teaching by investigation, students were led to act as scientists, making observations, problematizing, raising scientific questions and hypotheses, besides organizing their own experiments and conducting their tests. In this proposal, the teacher acted as a mediator of knowledge and the student was the protagonist of his own learning. In carrying out their own experiments, the students went out to the field, collected samples from a spring and the rivers that flow through their city, the Rio Doce and the Rio Guandu, and also collected water treated by the municipal water supply company. They performed the analysis of the samples, also testing the Multiple Tube technique for total and thermotolerant coliforms. Finally, the students disseminated their experience to the school community and evaluated the methodology, pointing out positive and negative points and making suggestions to improve the methodology. As a result, evidence of Scientific Literacy (SL) was found among students who after SIT demonstrated understanding of typical science terms and techniques as well as a good understanding of doing science, its processes, methods, equipment, and its social, cultural and environmental implications.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Ensino de biologia
Ensino por investigação
Microbiologia
SEI
Qualidade da água
Scientific literacy
Biology teaching
Investigation teaching
Microbiology
SIT
Water quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11178
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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