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Type: Dissertação
Title: Possibilidades de uso dos resultados do SPAECE do ensino fundamental para subsidiar a gestão pedagógica numa escola de ensino médio
Author: Menezes, Lucia Kelly Souza
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: Este trabalho discutiu as possibilidades de utilização pedagógica dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), visando à melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º ano em uma escola estadual de ensino médio do interior cearense, localizada no município de Aratuba. Essa escola tem apresentado índices elevados de reprovação nas turmas de 1º ano, devido às dificuldades de aprendizagem dos estudantes, causadas pela defasagem em conhecimentos básicos de Português e Matemática. Nesse contexto, os resultados individuais do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental se caracterizam enquanto fontes de informação sobre os níveis de proficiência dos alunos do 1º ano, o que nos conduziu à seguinte questão de pesquisa: De que forma os resultados do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal podem subsidiar a gestão pedagógica de uma escola de ensino médio da rede estadual? Os objetivos definidos para este estudo foram: i) Descrever a política de avaliação educacional do Ceará, caracterizando a escola pesquisada nesse contexto; ii) Analisar o potencial uso pedagógico dos resultados do SPAECE do 9º ano para a melhoria contínua da aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio; e iii) Propor um plano de ação para promover a apropriação e utilização pedagógica dos resultados do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental pelos professores do 1º ano do ensino médio. As discussões desenvolvidas foram fundamentadas em Dubet (2008), que apresenta a concepção de escola justa, e em autores que abordam o papel das avaliações externas na construção da qualidade da educação, tais como: Blasis (2013), Bonamino e Sousa (2012), Brooke e Cunha (2011) e Machado e Alavarse (2014), dentre outros. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a membros do núcleo gestor e professores da escola investigada. Na análise dos dados, verificamos que a apropriação dos resultados da própria escola é incipiente e que não é feito nenhum trabalho com os resultados individuais do SPAECE do 9º ano. No intuito de contribuir com o estabelecimento de uma cultura de apropriação e uso dos resultados do SPAECE na escola, o Plano de Ação Educacional (PAE) apresentado traz ações voltadas para a formação continuada, com a temática da avaliação educacional, para os professores, além de realização de oficinas de apropriação de resultados e elaboração coletiva das ações de intervenção, a partir dos dados analisados. Por fim, propõe-se também o envolvimento de alunos e pais nesse processo.
Abstract: This work discussed the possibilities of pedagogical use of the results of the Permanent System of Basic Education Evaluation of Ceará (SPAECE), aiming to improve the learning process of 1st year high school students in a state high school located in Ceará’s countryside in Aratuba city. This school has shown high levels of failure in 1st year classes, due to students' learning difficulties caused by the lack of basic knowledge of Portuguese and Mathematics. In this context, the individual results of SPAECE related to the 9th year of elementary school are characterized as source of information about the proficiency levels of 1st year high school students, which led as to the following research question: In what way the results of the SPAECE of the 9th grade year of a municipal system elementary school can subsidize the pedagogical management of a secondary school of the state system? The objectives defined for this study were: i) To describe Ceará’s educational evaluation policy, characterizing the researched school in this context; ii) Analyze the potential pedagogical use of results of SPAECE of the 9th year for an ongoing improvement in learning of the students of the 1st year of high school and iii) To propose an action plan to promote the appropriation and pedagogical use of the SPAECE results of the 9th year of elementary education by the teachers of 1st year of high school. The discussions developed were based on Dubet (2018), which presents the concept of a fair school, and on authors that address the role of external evaluations in the construction of quality education, such as: Blasis (2013), Bonamino and Sousa (2012) , Brooke and Cunha (2011) and Machado and Alavarse (2014), among others. The research is a study case of qualitative approach and the data was collected through semi-structured interviews, applied to members of the managerial center and teachers from the investigated school. In the analysis of the data, we verified that the appropriation of the results from the school itself is incipient and that no work is done with the individual results of SPAECE of the 9th grade. In order to contribute to the establishment of a culture of appropriation and use of the results of the SPAECE in the school, the Educational Action Plan (PAE) presented brings actions aimed at continuing education program, aiming educational evaluation, for teachers, in addition to it conducting workshops on appropriation of results, and collective elaboration of intervention actions based on the data analyzed. Finally, it is also proposed the involvement of students and parents in this process.
Keywords: Avaliação externa
Apropriação de resultados
Uso dos dados
SPAECE
External evaluation
Appropriation of results
Use of data
SPAECE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11176
Issue Date: 24-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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