https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11172
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nataliasiqueiramoreira.pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Reflexões sobre as metodologias e recursos didáticos no ensino de zoologia em sete municípios da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (SRE)/Minas Gerais |
Author: | Moreira, Natália Siqueira |
First Advisor: | Matos, Ione Maria de |
Referee Member: | Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira |
Referee Member: | Santos, Patrícia da Silva |
Referee Member: | Lautner, Roberto Queiroga |
Referee Member: | Colombo, Lívia Tavares |
Resumo: | O uso de metodologias investigativas, demonstrativas e lúdicas no ensino, facilita a aprendizagem dos discentes e evita o desinteresse de assuntos de difícil entendimento. A Zoologia é o ramo do Ensino de Biologia responsável pelo estudo científico da vida animal, uma temática importante para compreender as intervenções do homem na biodiversidade e estudar a importância dos animais na natureza. A disciplina de Zoologia é abordada no ensino público, na maioria das vezes de forma fragmentada e/ou negligenciada, ocorrendo pouca articulação entre os aspectos evolutivos e o estudo das estruturas e processos biológicos. O objetivo da pesquisa foi analisar as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores do sétimo ano do Ensino Fundamental e do segundo ano do Ensino Médio, de 29 escolas estaduais em 7 municípios na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, para o ensino de Zoologia. O estudo é de natureza quali-quantitativa tendo como sujeitos os professores que lecionam a disciplina de Biologia/Ciências nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga. O instrumento da coleta de dados foram questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, com opção de comentário da resposta assinalada. Dentre as 29 escolas estaduais dos 7 municípios de atendimento da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga foram entrevistados 28 professores, os resultados demonstraram que a maior parte dos professores realizam o ensino pautado prioritariamente na memorização do conteúdo, utilizam principalmente o livro didático, não fazem relação eco-evolutiva das espécies animais ,argumentam que faltam espaços para a realização de atividades práticas (laboratórios) e faltam recursos metodológicos como acervo de materiais zoológicos. Diante dos resultados verifica-se a necessidade de intervenções no sentido de elaboração de propostas que colaborem para o processo de ensino-aprendizagem da Zoologia no Ensino Fundamental e Ensino Médio na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga. |
Abstract: | The use of investigative, demonstrative and playful methodologies in teaching facilitates students' learning and avoids the lack of interest in subjects that are difficult to understand. Zoology is the branch of Biology Teaching responsible for the scientific study of animal life, an important subject to understand human interventions in biodiversity and to study the importance of animals in nature. The discipline of Zoology is approached in public education, most often in a fragmented and / or neglected manner, with little articulation between evolutionary aspects and the study of biological structures and processes. The objective of the research was to analyze the methodologies and didactic resources used by the teachers of the seventh grade of elementary school and the second year of high school, from 29 state schools in 7 municipalities in the Caratinga Regional Teaching Superintendence, for the teaching of zoology. The study is qualitative and quantitative, having as its subject the teachers who teach the discipline of Biology / Sciences in the state schools of the Regional Superintendence of Teaching of Caratinga. The instrument of data collection were semi-structured questionnaires with open and closed questions, with comment option of the marked answer. Among the 29 state schools in the 7 municipalities of the Caratinga Regional Superintendence of Service, 28 teachers were interviewed, and the results showed that most teachers perform the teaching based on the memorization of the content, mainly use the textbook, do not eco-evolutionary relationship of animal species, spaces are lacking for practical activities (laboratories) and methodological resources such as zoological material collection. Given the results, there is a need for interventions in order to elaborate proposals that contribute to the teaching-learning process of Zoology in Elementary and High School in the Regional Superintendence of Teaching of Caratinga. |
Keywords: | Ensino de zoologia Ensino fundamental e médio Metodologias Professores Teaching of zoology Elementary and high school Methodologies Professors |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11172 |
Issue Date: | 12-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License