https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11170
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marceloantoniodearruda.pdf | 13.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Abordagem educacional sobre ocorrência da hipertensão e obesidade em estudantes de uma escola pública do município de Coronel Fabriciano – Minas Gerais |
Author: | Arruda, Marcelo Antônio de |
First Advisor: | Lautner, Roberto Queiroga |
Referee Member: | Régis, Wiliam César Bento |
Referee Member: | Assis, Girley Franciasco Machado de |
Referee Member: | Matos, Ione Maria de |
Referee Member: | Vilela, Daniel Campos |
Resumo: | Nas últimas décadas, tem sido observado um aumento de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e obesidade no mundo. Hábitos de vida diária - em que são usadas dietas inadequadas e não são praticadas atividades físicas - são fatores de risco para o desenvolvimento precoce de obesidade e hipertensão. A educação em saúde é um dos pilares recomendados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), que orienta o desenvolvimento de propostas pedagógicas que conscientizem os alunos da importância de adotar hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção e controle de doenças. O objetivo do presente estudo foi determinar a ocorrência de hipertensos, sobrepeso e obesidade em estudantes do ensino médio, possibilitando uma educação efetiva no conhecimento de seus fatores de risco e sua prevenção e ou controle. Além disso, no formato de metodologia ativa, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para estudantes que desejam familiarizar e aprender sobre sobrepeso, obesidade e hipertensão. Participaram voluntariamente 121 estudantes, sendo 74 mulheres e 47 homens, com idades entre 15 e 19 anos. Os alunos responderam a um questionário semiestruturado autoaplicável e foram coletados os índices de pressão arterial (PA) e antropométricos. Os resultados da pesquisa mostraram que aproximadamente 17% dos estudantes do sexo masculino têm pré-hipertensão (HP) ou HAS e 2,7% das estudantes do sexo feminino com HP. Em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC), sobrepeso e obesidade ocorreram em 9% dos estudantes. Segundo o Índice de Massa Corporal Relativa (RFM), 14,9% dos estudantes foram diagnosticados como obesos. Finalmente, a história familiar parecia ser importante para o desenvolvimento precoce da hipertensão - cerca de 80% dos estudantes identificados com pressão arterial acima do normal relataram ter casos de hipertensão familiar. A distribuição dos estudantes com hipertensão, sobrepeso ou obesidade tem uma leve tendência para uma maior ocorrência nas classes de baixa renda. Ao avaliar a prática de atividade física regular ou inatividade física como variável relacionada ao controle do sobrepeso, obesidade ou HAS, foi encontrada associação direta apenas com os resultados da obesidade pela RFM. A didática com o jogo de tabuleiro foi importante. A maioria dos estudantes, após essa metodologia ativa, conseguiu responder às questões propostas sobre os aspectos fisiopatológicos do sobrepeso, obesidade e hipertensão. Os resultados da pesquisa indicam que jovens estudantes do ensino médio, aproximado ao observado em pesquisas com metodologia semelhante, desenvolveram sobrepeso, obesidade e hipertensão precocemente. A adoção de propostas pedagógicas que permitam abraçar a educação em saúde com a apresentação de palestras, círculos de conversação e inclusão de tópicos relacionados à saúde no cardápio da disciplina de biologia são alternativas válidas que incluem uma das diretrizes fornecidas pelo conselho nacional de educação. |
Abstract: | In the last decades, it has been observed an increase of people with Systemic Arterial Hypertension (SAH) and obesity in the world. Daily living habits - in which are used inadequate diets and are not practiced a physical activity - are risk factors for the the early development of both obesity and hypertension. Health education is one of the pillars recommended by MEC (Ministério da Educação e Cultura), which has as guide the development of pedagogical proposals that make students aware of the importance in adopting healthy living habits as a form to prevent and control diseases. The aim of the present study was to determine the occurrence among high school students of hypertension, overweight and obesity, allowing an effective education in the knowledge of their risk factors and their prevention and or control. In addition, in the active methodology format, a board game was developed for students who wish to familiarize and learn about overweight, obesity and hypertension. A total of 121 students participated voluntarily, 74 female and 47 male, with ages ranging from 15 to 19 years. Students answered a self-administered semi-structured questionnaire and were collected blood pressure (BP) and anthropometric indices. The survey results showed that approximately 17% of male students have prehypertension (PH) or SAH and 2.7% of female students with PH. Regarding Body Mass Index (BMI), overweight and obesity occurred in 9% of students. According to the Relative Body Fat Mass Index (RFM), 14.9% of the students were diagnosed as obese. Finally, family history seemed to be important for the early development of hypertension - about 80% of students identified with above-normal blood pressure reported having family hypertension cases. The students distribution with hypertension, overweight or obesity has a slight tendency for a higher occurrence in lower income classes. When evaluating the practice of regular physical activity or physical inactivity as a variable related to the control of overweight, obesity or SAH, a direct association was found only with the results of obesity by RFM. The didactics with the board game was important. Most students, after this active methodology, were able to answer the questions that were proposed about the pathophysiological aspects of overweight, obesity and hypertension. The survey results indicate that young high school students have, approximated to the observed in research with similar methodology, early developed overweight, obesity and hypertension. The adoption of pedagogical proposals that allow embracing health education with the presentation of lectures, conversation circles and inclusion of health related topics in the biology subject's menu are valid alternatives that include one of the guidelines provided by the national education council. |
Keywords: | Hipertensão arterial sistêmica Sobrepeso Obesidade Adolescentes Educação em saúde Jogos Escola pública Systemic arterial hypertension Overweight Obesity Teens health education. Games Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11170 |
Issue Date: | 5-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
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