Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11163
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermedelimacastro.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reis, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Carolina Araújo da-
dc.contributor.referee2Afonso, Andreia Francisco-
dc.contributor.referee3Junqueira, Marianna Meirelles-
dc.creatorCastro, Guilherme de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T16:08:42Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-10-17T16:08:42Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11163-
dc.description.abstractThe present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master’s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case tried to relate and distinguish what is stated by the academic literature about the parallel recovery process, the general recovery and its implications on the Natural Science’s teaching process at school. To do so, different researches from the Field have been used as a base to this dissertation. This dialogue was important because, through this research, we could investigate how the Field’s Coordinator Teacher (FCT) can collaborate to the parallel recovery and how this recovery can also impact this subject’s learning process at the researched school, located at Fortaleza/CE. So, the general objective was to identify in which way the FCT can contribute to the recovery process during the school’s year, together with the field’s teachers. This case was chosen because the researcher is an FCT at the investigated school. So, he is responsible for verifying the taught contents and if those are according to the year’s plan. Besides, the FCT has also to evaluate the classes’ development. In this research, there were used, as methodology, two questionnaires, which were applied to the Science’s teachers from this school. All the data were also analyzed using the Content Analysis methodology. Through this study, we could think about the following themes: (i) the Natural Science’s teachers profile that work at the studied school; ii) the work routine; (iii) the main teaching and learning difficulties; (iv) the FCT’s work; and (v) the parallel recovery process. According to the analysis, there was also proposed an Educational Action Plan (EAP), which has the goal of helping the school to advance on its teaching results. All the suggested actions must be always evaluated so that the process can be more effective.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão buscou relacionar e distinguir o que diz a literatura acadêmica sobre o processo de recuperação paralela, a recuperação de um modo geral e, suas implicações no ensino e na aprendizagem em Ciências da Natureza (CN). Para isso, nos baseamos em alguns trabalhos na área de Educação em Ciências que também evidenciam as principais dificuldades de aprendizagem nessa área. Esse diálogo foi importante, pois nesta pesquisa, investigamos como o Professor Coordenador de Área (PCA) pode colaborar para que a recuperação paralela contribua para a aprendizagem das Ciências da Natureza na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Paulino Rocha (EEFMDPR), localizada no município de Fortaleza/CE. Desse modo, nosso objetivo geral foi identificar de que maneira a atuação do PCA pode contribuir no processo de recuperação paralela no decorrer do ano letivo, junto aos professores da área de CN. Justificamos a escolha desse caso devido à atuação do pesquisador como PCA na escola investigada, no sentido de verificar se os conteúdos ministrados estão de acordo com o cronograma do plano anual, e como está o desempenho das turmas, em termos de notas, no decorrer do ano letivo. A metodologia usada para essa pesquisa se deu pela consulta aos registros escolares para montarmos o caso de gestão e pela elaboração de dois questionários que foram aplicados aos professores de Ciências da Natureza e gestores da escola. Todos os dados gerados foram analisados, por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, o que nos possibilitou refletir sobre: (i) o perfil dos professores em CN que atuam na EEFMDPR, (ii) a rotina de trabalho, (iii) as principais dificuldades de ensino - aprendizagem elencadas, (iv) o trabalho do PCA e (v) o processo de recuperação paralela. Por meio das análises realizadas propomos um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa contribuir para a melhoria dos índices da escola. Todas as ações sugeridas devem ser constantemente avaliadas para que o processo seja cada vez mais eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação paralelapt_BR
dc.subjectProfessor coordenador de áreapt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectRede estadual de ensino do Cearápt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectParallel recoverypt_BR
dc.subjectField’s coordinator teacherpt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectCeará’s teaching state networkpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições do professor coordenador de área de ciências da natureza no desenvolvimento da recuperação paralelapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.