Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11153
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edcarlosgoncalvesgomes.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785455419210090pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andreia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7552317392777753pt_BR
dc.creatorGomes, Edcarlos Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T20:12:26Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T20:12:26Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11153-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The objective defined for this study was to analyze the low performance in mathematics of high school students from EE Figueiredo Correia considering the results of internal and external evaluations, focusing on the pedagogical and evaluative practices of mathematics teachers, and to propose strategies from a Educational Action Plan that can contribute to correct possible distortions in the teaching-learning process and provide improvements in student performance and the results of mathematical assessments. We consider as hypotheses that: although there is a reasonable dissemination of the results of large-scale evaluations, there is no appropriation of the results of these evaluations by students and teachers, who do not see them as a tool to be used to improve the quality of teaching; Mathematics teachers have not used methodologies appropriate to the needs of enrolled students, which bring a large gap in fundamental content brought from the other stages of teaching; Mathematics teachers' assessment practices and assessment tools used are still inadequate to the profile of high school students; and yet, mathematics teachers carry a culture of disapproval in their practice. For such, we used the qualitative research as methodology and as data source, we used the bibliographic research, the documental analysis, the questionnaire and the interview. During the data analysis and research development, the hypotheses were confirmed and the absence of systematization of follow-up of actions aimed at improving the results, and the absence of study habits by the students and family monitoring. The action plan resulting from this investigation includes actions divided into three axes: Axis 1 - Dissemination and appropriation of results; Axis 2 - Continuing Education and Axis 3 - School and family, and was built in order to make managers, teachers, parents and students reflect on the pedagogical factors that were identified as influencing the current school situation and seek to put into practice the proposed actions that may solve the problems related to management, teaching and learning that are causing the underperformance of students in mathematics.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo definido para este estudo foi analisar o baixo desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Médio da EE Figueiredo Correia considerando os resultados das avaliações internas e externas, com foco nas práticas pedagógicas e avaliativas dos professores de Matemática, e propor estratégias a partir de um Plano de Ação Educacional que possa contribuir para corrigir possíveis distorções no processo ensino-aprendizagem e proporcionar melhorias no desempenho dos alunos e nos resultados das avaliações em Matemática. Consideramos como hipóteses que: apesar de existir uma razoável disseminação dos resultados das avaliações em larga escala, não há apropriação dos resultados destas avaliações por parte dos alunos e professores, que não as enxergam como uma ferramenta a ser usada para melhoria da qualidade do ensino; professores de Matemática não têm usado metodologias adequadas às necessidades dos alunos matriculados, que trazem uma grande defasagem em conteúdos fundamentais trazida das outras etapas de ensino; as práticas avaliativas dos professores de Matemática e os instrumentos de avaliação usados ainda são inadequados ao perfil dos alunos do Ensino Médio; e ainda, os professores de Matemática carregam em sua prática uma cultura de reprovação. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como fonte de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, o questionário e a entrevista. Durante a análise dos dados e desenvolvimento da pesquisa as hipóteses foram confirmadas e ainda percebeu-se a ausência de sistematização de acompanhamento das ações voltadas para melhoria dos resultados, e ausência de hábitos de estudos por parte dos alunos e acompanhamento familiar. O plano de ação decorrente desta investigação contempla ações divididas em três eixos: Eixo 1 - Disseminação e apropriação de resultados; Eixo 2 – Formação Continuada e Eixo 3 – Escola e família, e foi construído com o intuito de fazer com que gestores, professores, pais e alunos reflitam sobre os fatores pedagógicos que foram identificados como influenciadores da atual situação da escola e buscar colocar em prática as ações propostas que possam resolver os problemas relacionados à gestão, ao ensino e aprendizagem que estão provocando o baixo desempenho dos alunos em Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação matemáticapt_BR
dc.subjectDesempenho em matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching and learning in mathematicspt_BR
dc.subjectMathematical evaluationpt_BR
dc.subjectActing in mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO baixo desempenho em matemática: o caso dos alunos do ensino médio da EE Figueiredo Correia (Farias Brito – CE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons