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dc.contributor.advisor1David, José Maria Nazar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640497501056163pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janae-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2747017560926709pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.creatorCalheiros, Kéliton José da Matta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676628407100791pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T20:01:05Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T20:01:05Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11149-
dc.description.abstractAiming to make classes more dynamic and attractive, alternative educational methodologies are being researched and employed by teachers. This work aims to present the results achieved by a case study that investigated how communication can promote the collaborative activities, to enhance the teaching and learning process of geometry, in the context of the Flipped classroom methodology. This work was developed with two classes of the eighth grade, from the discipline of geometric design, in a public school of Juiz de Fora – MG. The research is exploratory and qualitative, and it will be guided by the guidelines of the case study. Initially, through an exploratory study with a focus on communication to support collaboration, the behavior of the students and the teacher was observed, with the use of the flipped classroom methodology. With this preliminary survey, it was possible to collect data and analyze it, allowing the construction of a process with communication element, which formed the basis for the implementation of the case study and the development of the educational product. In the case study, the Flipped classroom methodology was supported by WhatsApp application and the communication elements that exist in a Virtual learning environment (VLE)-Moodle, which integrates tools of communication, cooperation and coordination. These communication tools allowed the interaction and collaboration between students and the teacher. At the end of the studies it was observed that the elements of communication employed in support of the Flipped classroom methodology encouraged interaction and discussion between students, making the teaching and learning of geometry more effective.pt_BR
dc.description.resumoVisando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, metodologias alternativas de ensino vêm sendo pesquisadas e empregadas por docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados alcançados por um estudo de caso que investigou como a Comunicação pode promover as atividades colaborativas, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de geometria, no contexto da metodologia da Sala de Aula Invertida. Este trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 8º ano, na disciplina de Desenho Geométrico, em uma escola pública de Juiz de Fora – MG. A pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo e a investigação será pautada pelas diretrizes do Estudo de Caso. Inicialmente, através de um estudo exploratório com o foco na comunicação, para apoiar a colaboração verificou-se o comportamento dos alunos e do professor, no uso da metodologia da Sala de Aula Invertida. Com esse levantamento preliminar foi possível coletar os dados e analisá-los, possibilitando a construção de um Processo com elementos de comunicação, que serviu de base para a implementação do estudo de caso regular e o desenvolvimento do produto educacional. No estudo de caso, a metodologia da Sala de Aula Invertida foi apoiada pelo aplicativo WhatsApp e elementos de comunicação existentes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – o Moodle, que integra ferramentas de comunicação, cooperação e coordenação. Essas ferramentas de comunicação, permitiram a interação e a colaboração entre os alunos e o professor. Ao final dos estudos foi observado que os elementos de comunicação empregados, em apoio a metodologia da Sala de Aula Invertida incentivaram a interação e discussões entre os alunos, tornando o ensino e aprendizagem de geometria mais eficaz e proveitosa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subjectGeometry computer-supported collaborative learning (CSCL)pt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleColaboração na metodologia da sala de aula Invertida: apoiando a comunicação no ensino de geometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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