Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11146
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joseantoniodasilveira.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos fatores relacionados ao baixo desempenho dos estudantes da escola de ensino médio professora Marieta Santos no estado do Ceará
Autor(es): Silveira, José Antônio da
Primeiro Orientador: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Membro da banca: Paula, Frederico Braida Rodrigues
Membro da banca: Silva, Raquel Barroso
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo de caso apresenta como tema uma análise dos fatores relacionados ao baixo desempenho acadêmico dos estudantes da Escola de Ensino Médio Professora Marieta Santos (EEMPMS), no estado do Ceará, sob a percepção dos professores, gestores e estudantes. Para tal, consideraram-se os resultados das avaliações externas e os indicadores de aprovação, reprovação e abandono. Nessa percepção, tais resultados são considerados baixos, se comparados aos da cidade de Bela Cruz e do estado do Ceará. Assim, este trabalho busca responder à seguinte questão: quais são os principais fatores que estão associados aos baixos resultados acadêmicos dos estudantes nas avaliações externas e nos resultados internos e de que forma a equipe gestora pode agir para proporcionar uma melhora nesses resultados? A metodologia utilizada nesta pesquisa foi estudo de caso, de base qualitativa, com observação em campo, análise documental, grupo focal com cinco estudantes e entrevistas com cinco professores, com a diretora e com uma coordenadora pedagógica. Pela análise dos dados coletados, identificaram-se a infrequência estudantil, a baixa perspectiva dos estudantes, algumas práticas docentes menos eficientes, a falta de acompanhamento da família e o desempenho dos estudantes no ensino fundamental como os principais fatores associados ao baixo desempenho estudantil. No Plano de Ação Educacional (PAE), são apresentadas ações que buscam combater ou amenizar os efeitos desses fatores, promovendo a intensificação de ações já existentes na escola bem como a implementação de novas ações, primando por uma gestão com princípios democráticos e que priorize a aprendizagem dos estudantes.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This case study presents as its theme an analysis of the factors related to the low academic performance of the students of the Professora Marieta Santos High School (EEMPMS), in the state of Ceará, under the perception of the teachers, managers and students. To this end, the results of the external evaluations and the indicators of pass, fail and abandonment were considered. In this perception, such results are considered low compared to the city of Bela Cruz and the state of Ceará. Thus, this paper seeks to answer the following question: what are the main factors that are associated with students' poor academic outcomes in external evaluations and internal outcomes, and how can the management team act to improve those outcomes? The methodology used in this research was a qualitative case study with field observation, document analysis, focus group with five students and interviews with five teachers, with the principal and a pedagogical coordinator. The analysis of the collected data identified student infrequency, low student perspective, teaching practices, lack of family monitoring and student performance in elementary school as the main factors associated with poor student performance. In the Educational Action Plan (PAE), actions are presented that seek to combat or mitigate the effects of these factors, promoting the intensification of existing actions in the school as well as the implementation of new actions, striving for a management with democratic principles and prioritizing student learning.
Palavras-chave: Desempenho escolar
Escola eficaz
Ensino médio
Gestão
Aprendizagem
School performance
Effective school
High school
Management
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11146
Data do documento: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons