https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11145
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
francineudoduartepinheirojunior.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Análise dos fatores associados ao abandono escolar no ensino médio da EEM José Milton de Vasconcelos Dias |
Autor(es): | Pinheiro Júnior, Francineudo Duarte |
Orientador: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Miembros Examinadores: | Neubert, Luiz Flávio |
Miembros Examinadores: | Leite, Sandra Fernandes |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente caso de gestão se detém na análise do fenômeno do abandono escolar nas turmas do ensino médio da EEM José Milton de Vasconcelos Dias, localizada no município de Maracanaú, no Ceará. Por ser uma instituição de ensino que atende a, no mínimo, sete bairros, e a única que oferta o ensino médio na região, tal escola tem apresentado um número alarmante de alunos que deixam de frequentar a escola antes do término do ano letivo. Diante desse contexto, este caso de gestão apresenta a seguinte questão de pesquisa: Que ações a equipe gestora da EEM José Milton de Vasconcelos Dias pode realizar para minimizar o abandono dos alunos do Ensino Médio? Propõe-se, por meio deste caso, identificar e analisar os fatores associados ao abandono escolar nas turmas de Ensino Médio da referida instituição e propor ações que visem à redução dos índices de abandono escolar dessas turmas da escola, sendo mobilizados gestores e professores do estabelecimento de ensino para o seu desenvolvimento. Para realizar tal análise, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a respeito dos pesquisadores que já tenham tratado do abandono escolar em seus estudos. Além disso, aplicou-se um questionário a 26 alunos os quais foram divididos em dois grupos: os que abandonaram a escola em 2017 e estão matriculados na escola em que se desenvolveu esta pesquisa ou em outra instituição de ensino localizada na cidade de Maracanaú; e os que abandonaram a instituição no referido ano, mas não retomaram os estudos. Por meio da aplicação do questionário, constataram-se, como fatores externos associados ao abandono escolar, a violência, a necessidade de trabalhar e a não organização dos estudos; como fatores internos, a reprovação, a não atratividade da escola, a não utilização de metodologias diversificadas pelos professores e a não realização de atividades extraclasse. A partir dos resultados obtidos, espera-se que a problemática do abandono escolar possa ser tratada não somente como mais um obstáculo no desenvolvimento da educação, mas como um instrumento que promova a discussão e o debate acerca da criação e da adoção de políticas públicas e projetos educacionais destinados a tal fim. |
Resumen : | The present dissertation is developed within the scope of the professional master's degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Juiz de Fora Federal University (CAEd / UFJF). The present case of management is focused on the analysis of the phenomenon of school dropout in high school classes from EEM José Milton de Vasconcelos Dias, located in the city of Maracanaú, Ceará. Because it is a educational institution that serves at least seven neighborhoods, and the only one that offers high school in the region, this school has presented an alarming number of students who do not attend school before the end of the school year. Against this background, this management case presents the following research question: What actions can the management team of the EEM José Milton de Vasconcelos Dias carry out in order to minimize the dropout of students in the high school? It is proposed, through this case, to identify and analyze the associated factors to the school dropout in the High School classes of this institution and to propose actions that aim at reducing the dropout rates of these classes of the school, mobilizing managers and teachers of the institution for their development. In order to perform such analysis, a bibliographical research was carried out regarding the researchers who have already dealt with the abandonment of school in their studies. In addition, a questionnaire was applied to 26 students, who were divided into two groups: those who dropped out of school in 2017 and are enrolled in the school where this research was carried out or at another educational institution located in the city of Maracanau; and those who left the institution in that year, but did not return to school. Through the questionnaire application, it was observed, as external factors associated with the school dropout, the violence, the need to work and the studies lack of organization ; such as internal factors, the disapproval, the school lack of attractiveness, the non-use of methodologies diversified by teachers and the non-performance of extraclass activities. From the results obtained, it is expected that the problem of school dropout can be treated not only as an obstacle in the development of education, but as an instrument that promotes discussion and debate about the creation and adoption of public policies and educational projects for this purpose. |
Palabras clave : | Abandono escolar Ensino médio Fatores associados ao abandono escolar School dropout High school Factors associated with dropout |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11145 |
Fecha de publicación : | 12-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons