https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11144
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vicentesimaodevasconcelos.pdf | 408.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Leililene Antunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4542425452325577 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Tânia Maria dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Vasconcelos, Vicente Simão de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:57:56Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11 | - |
dc.date.available | 2019-10-14T19:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11144 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As mídias sociais têm um forte apelo no cotidiano, com forte penetração em todos os setores da sociedade. O papel desempenhado por elas é significativo, inclusive para a educação, embora elas ainda tenham sido subutilizadas para esse fim. Os sites, por sua vez, ocupam uma função central nessa área, pois podem oferecer múltiplos recursos didáticos e pedagógicos voltados para a educação formal, não formal e informal em vários campos do saber, sendo a Educação Ambiental uma opção em destaque. Além disso, os sites são fontes de acesso e consultas contínuos para todos os interessados e usuários da internet, o que aumenta a sua importância e abrangência. Dentre os recursos possíveis para a criação de um site com finalidades para a prática educativa se destacam os vídeos e as imagens por meio de ensaios fotográficos. Estes, se adequadamente produzidos para fins educativos, podem contribuir consideravelmente para a efetivação de processos informativos e formativos, pois se constituem em meios dinâmicos, abertos e comuns, além de serem diversificados, funcionais e renováveis, que atraem a atenção para esses propósitos. As mediações pedagógicas de um site voltado para áreas que convergem para a educação tornam-se viáveis e necessárias em múltiplos contextos de aprendizagem e, sobretudo, diante dos desafios impostos pela era da tecnologia e das comunicações. Sites, vídeos e ensaios fotográficos podem, por meio de linguagens, imagens e conteúdos apropriados, tornarem-se recursos valiosos para ações educativas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Site | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em foco: mediações e possibilidades midiáticas | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
This item is licensed under a Creative Commons License