Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11144
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vicentesimaodevasconcelos.pdf408.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Leililene Antunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4542425452325577pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Tânia Maria dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Vicente Simão de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:57:56Z-
dc.date.available2019-10-11-
dc.date.available2019-10-14T19:57:56Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11144-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs mídias sociais têm um forte apelo no cotidiano, com forte penetração em todos os setores da sociedade. O papel desempenhado por elas é significativo, inclusive para a educação, embora elas ainda tenham sido subutilizadas para esse fim. Os sites, por sua vez, ocupam uma função central nessa área, pois podem oferecer múltiplos recursos didáticos e pedagógicos voltados para a educação formal, não formal e informal em vários campos do saber, sendo a Educação Ambiental uma opção em destaque. Além disso, os sites são fontes de acesso e consultas contínuos para todos os interessados e usuários da internet, o que aumenta a sua importância e abrangência. Dentre os recursos possíveis para a criação de um site com finalidades para a prática educativa se destacam os vídeos e as imagens por meio de ensaios fotográficos. Estes, se adequadamente produzidos para fins educativos, podem contribuir consideravelmente para a efetivação de processos informativos e formativos, pois se constituem em meios dinâmicos, abertos e comuns, além de serem diversificados, funcionais e renováveis, que atraem a atenção para esses propósitos. As mediações pedagógicas de um site voltado para áreas que convergem para a educação tornam-se viáveis e necessárias em múltiplos contextos de aprendizagem e, sobretudo, diante dos desafios impostos pela era da tecnologia e das comunicações. Sites, vídeos e ensaios fotográficos podem, por meio de linguagens, imagens e conteúdos apropriados, tornarem-se recursos valiosos para ações educativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSitept_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação ambiental em foco: mediações e possibilidades midiáticaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons