https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1113
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
samiradejesusmor.pdf | 747.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ah, se ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios”: esse amor de todos nós em canções de Chico Buarque |
Autor(es): | Mór, Samira de Jesus |
Primeiro Orientador: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Membro da banca: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de |
Membro da banca: | Pereira, Terezinha Maria Scher |
Membro da banca: | Silva, Anderson Pires da |
Resumo: | Esta dissertação procura investigar as faces ou modos de apresentar e representar o amor e as relações amorosas em letras de canções de Chico Buarque. Entendendo o amor como um sentimento inerente a todo ser humano e também como um ideal construído culturalmente, a investigação proposta se voltará para algumas canções do cancioneiro buarquiano que permitam discutir os seguintes aspectos: a expressão do eu enamorado, o discurso amoroso; a relação homem/mulher sob a ótica feminina; a ideia do amor como expressão romântica e sua veiculação através da canção como produto da cultura de massa; o desejo sexual e a presença do corpo do ser amado em canções entre 1972 e 1978; a relação amor/tempo e a mudança da perspectiva do artista sobre o amor modulada pela passagem do tempo. Pretende-se assim estabelecer um percurso de leitura que demonstre como se configura o tema amor na canção de Chico Buarque, compreendendo que este se apresenta tanto confirmando a tradição lírica em que a canção se insere quanto colocando essa tradição e o ideal de amor em questão. Como referencial teórico, esse trabalho recorrerá ao pensamento de Roland Barthes, Octavio Paz, Edgar Morin, Denis de Rougemont, Simon May, Adélia Bezerra de Meneses, Mary Del Priori, Luiz Tatit, entre outros. |
Abstract: | This work aims at investigating the faces or ways of presenting love and love relations in the lyrics of Chico Buarque's songs. Understanding love as a feeling inherent to all human beings as well as a culturally constructed ideal, the investigation proposed here will turn to some songs of the buarquian songbook which allow the discussion of the following aspects: the expression of the I in love, the love discourse; the relatiosnhip man/woman under the female view; the idea of love as romantic expression and its veiculation through songs as a product of the mass culture; the sexual desire and the presence of the body of the beloved one in songs between 1972 and 1978; the relation love/time and the changes in the artist's perspective about love modulated over time. This way, we intend to stablish a course of reading that demonstrates how the theme love is set in Chico Buarque's songs, understanding that it presents itself not only confirming its tradition in the lyric tradition in which its is inserted but also calling this tradition and the ideal of love into question. As the theoretical reference, this work will resort to the thinking of Roland Barthes, Octavio Paz, Edgar Morin, Denis de Rougemont, Simon May, Adélia Bezerra de Meneses, Mary Del Priori, Luiz Tatit, among others. |
Palavras-chave: | Amor Canção Chico Buarque relações amorosas poesia Love Song Chico Buarque Love relations Poetry |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1113 |
Data do documento: | 3-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.