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Tipo: Dissertação
Título: Ah, se ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios”: esse amor de todos nós em canções de Chico Buarque
Autor(es): Mór, Samira de Jesus
Primeiro Orientador: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Membro da banca: Faria, Alexandre Graça
Membro da banca: Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Membro da banca: Pereira, Terezinha Maria Scher
Membro da banca: Silva, Anderson Pires da
Resumo: Esta dissertação procura investigar as faces ou modos de apresentar e representar o amor e as relações amorosas em letras de canções de Chico Buarque. Entendendo o amor como um sentimento inerente a todo ser humano e também como um ideal construído culturalmente, a investigação proposta se voltará para algumas canções do cancioneiro buarquiano que permitam discutir os seguintes aspectos: a expressão do eu enamorado, o discurso amoroso; a relação homem/mulher sob a ótica feminina; a ideia do amor como expressão romântica e sua veiculação através da canção como produto da cultura de massa; o desejo sexual e a presença do corpo do ser amado em canções entre 1972 e 1978; a relação amor/tempo e a mudança da perspectiva do artista sobre o amor modulada pela passagem do tempo. Pretende-se assim estabelecer um percurso de leitura que demonstre como se configura o tema amor na canção de Chico Buarque, compreendendo que este se apresenta tanto confirmando a tradição lírica em que a canção se insere quanto colocando essa tradição e o ideal de amor em questão. Como referencial teórico, esse trabalho recorrerá ao pensamento de Roland Barthes, Octavio Paz, Edgar Morin, Denis de Rougemont, Simon May, Adélia Bezerra de Meneses, Mary Del Priori, Luiz Tatit, entre outros.
Abstract: This work aims at investigating the faces or ways of presenting love and love relations in the lyrics of Chico Buarque's songs. Understanding love as a feeling inherent to all human beings as well as a culturally constructed ideal, the investigation proposed here will turn to some songs of the buarquian songbook which allow the discussion of the following aspects: the expression of the I in love, the love discourse; the relatiosnhip man/woman under the female view; the idea of love as romantic expression and its veiculation through songs as a product of the mass culture; the sexual desire and the presence of the body of the beloved one in songs between 1972 and 1978; the relation love/time and the changes in the artist's perspective about love modulated over time. This way, we intend to stablish a course of reading that demonstrates how the theme love is set in Chico Buarque's songs, understanding that it presents itself not only confirming its tradition in the lyric tradition in which its is inserted but also calling this tradition and the ideal of love into question. As the theoretical reference, this work will resort to the thinking of Roland Barthes, Octavio Paz, Edgar Morin, Denis de Rougemont, Simon May, Adélia Bezerra de Meneses, Mary Del Priori, Luiz Tatit, among others.
Palavras-chave: Amor
Canção
Chico Buarque
relações amorosas
poesia
Love
Song
Chico Buarque
Love relations
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1113
Data do documento: 3-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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