https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
kamilladesousaribeiro.pdf | 237.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Relatório de Pesquisa |
Título : | O xadrez como aliado na alfabetização |
Autor(es): | Ribeiro, Kamilla de Sousa |
Orientador: | Ferreira, Adriana Marques |
Co-orientador: | Rezende, Vitor Lopes |
Resumo: | O presente trabalho objetiva utilizar o jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos. Buscamos compreender as relações entre jogos e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de professores e demais profissionais envolvidos no Projeto Xadrez: Ginástica da Inteligência desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, situada em Governador Valadares – MG. Foi usado como instrumento metodológico uma reportagem e um ensaio fotográfico publicado no site https://sites.google.com/view/partilhando-saberes/pagina-inicial. Como resultado da nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma ferramenta de ensino que visa melhorar a prática pedagógica do professor, despertando o interesse dos alunos, sendo um recurso facilitador do processo de aprendizagem. Chegamos à conclusão que o xadrez é um jogo que educa. É indicado para pessoas de todas as idades. É uma atividade prazerosa, lúdica que desenvolve diversas habilidades cognitivas, afetivas e intelectuais. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Xadrez escolar Ensino e aprendizagem Ferramenta pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125 |
Fecha de publicación : | 23-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídias na Educação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons