Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
kamilladesousaribeiro.pdf237.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Relatório de Pesquisa
Título : O xadrez como aliado na alfabetização
Autor(es): Ribeiro, Kamilla de Sousa
Orientador: Ferreira, Adriana Marques
Co-orientador: Rezende, Vitor Lopes
Resumo: O presente trabalho objetiva utilizar o jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos. Buscamos compreender as relações entre jogos e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de professores e demais profissionais envolvidos no Projeto Xadrez: Ginástica da Inteligência desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, situada em Governador Valadares – MG. Foi usado como instrumento metodológico uma reportagem e um ensaio fotográfico publicado no site https://sites.google.com/view/partilhando-saberes/pagina-inicial. Como resultado da nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma ferramenta de ensino que visa melhorar a prática pedagógica do professor, despertando o interesse dos alunos, sendo um recurso facilitador do processo de aprendizagem. Chegamos à conclusão que o xadrez é um jogo que educa. É indicado para pessoas de todas as idades. É uma atividade prazerosa, lúdica que desenvolve diversas habilidades cognitivas, afetivas e intelectuais.
Resumen : -
Palabras clave : Xadrez escolar
Ensino e aprendizagem
Ferramenta pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125
Fecha de publicación : 23-feb-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons