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Clase: Relatório de Pesquisa
Título : Jogos educacionais e processo de alfabetização: reflexões acerca de uma proposta
Autor(es): Carvalho, Elaine Tasca Crestoni de
Orientador: Veiga, Ana Lucia Werneck
Co-orientador: Hara, Márcia Fernandes Pinheiro
Resumo: Este Relatório Crítico-Descritivo buscou mostrar ferramentas para a facilitação do processo de apropriação da língua escrita bem como a utilização dos jogos como facilitadores, motivadores e geradores de interesse pelo processo de ensino aprendizado, por alunos com dificuldades de aprendizado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Augusto de Assis – Juiz de Fora (MG), participantes do Programa Novo Mais Educação criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017. A pesquisa apresentada utilizou de procedimentos metodológicos qualitativos de cunho interventivo bem como registro fotográfico das atividades desenvolvidas. Entre os achados da intervenção, ainda que preliminares, cabe destacar o crescimento do grupo em relação ao conhecimento sobre informática, informática educativa, jogos, convivência em grupo, introjeção de regras, desenvolvimento da linguagem escrita e falada, à segurança em manusear os equipamentos tecnológicos na área de informática e principalmente a motivação perante os estudos da disciplina.
Resumen : This Critical-Descriptive Report sought to show tools to facilitate the process of appropriation of written language as well as the use of games as facilitators, motivators and generators of interest for the teaching process, students with learning difficulties, students of the 4th year of the Elementary School of Carlos Augusto de Assis Municipal School - Juiz de Fora (MG), participants in the New More Education Program created by MEC Ordinance No. 1,144 / 2016 and governed by Resolution FNDE No. 17/2017. The present research used qualitative methodological procedures of an interventional nature as well as photographic record of the developed activities. Among the findings of the intervention, although preliminary, it is important to highlight the group's growth in relation to knowledge about informatics, educational computing, games, group living together, introjection of rules, written and spoken language development, safety in handling technological equipment in the area of computer science and especially the motivation before the studies of the discipline.
Palabras clave : Jogos
Aprendizagem
Equipamentos tecnológicos
Motivação
Games
Learning
Technological equipment
Motivation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11115
Fecha de publicación : 16-feb-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



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