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dc.contributor.advisor1Franco, Denise Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189541J8pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Flávio César Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776999E6pt_BR
dc.contributor.referee2David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.creatorPereira, Daniela Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:12:38Z-
dc.date.available2016-04-18-
dc.date.available2016-04-24T03:12:38Z-
dc.date.issued2015-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1109-
dc.description.abstractThis work was developed under the Professional Master in Public Management and Education Assessment (PPGP) of the Center of Public Policies and the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case study discusses the selection policy of school managers in state schools, taking as the main subject the principals at the Regional Board of Education Metropolitan C of Minas Gerais. The goals set for this study were the description of the current process of selecting managers, the identification of the current managers think of the process, the verification of compliance and conformity of it in relation to Brazilian law, and to promote discussions on possible improvements in the selection, followed by proposals for changes that meet the candidates for school administrators and the school community. Therefore, we used as methodology the case study and the techniques were bibliographical and documentary research; furthermore, the instrument used was the application of a questionnaire to principals of state schools of the Regional Board of Education Metropolitan C. After the study, it was concluded that the training of servers before the selection process is a valid initiative by the State Department of Education of Minas Gerais. Faced with this, the Action Plan is presented on a course for servers interested in participating in the selection process.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute a política de seleção dos gestores escolares na rede estadual de ensino, tendo como sujeitos os diretores escolares que atuam na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C de Minas Gerais. Os objetivos definidos para este estudo foram a descrição do processo atual de seleção dos gestores, a identificação do que os atuais gestores pensam do processo, a verificação do cumprimento e da conformidade desse em relação à legislação brasileira, e a promoção de discussões sobre possíveis melhorias na seleção, seguidas de proposições de mudanças que atendam aos candidatos a gestores escolares e à comunidade escolar. Para tanto, utilizamos como metodologia o estudo de caso e as técnicas foram pesquisa bibliográfica e documental; além disso, o instrumento utilizado foi a aplicação de questionário aos diretores das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C. Diante do estudo, concluiu-se que a capacitação de servidores antes do processo de seleção é uma iniciativa válida por parte da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Frente a isso, o Plano de Ação apresentado consiste em um curso para os servidores interessados em participarem do processo seletivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectDiretores Escolarespt_BR
dc.subjectCertificação Ocupacionalpt_BR
dc.subjectSeleção de Gestorespt_BR
dc.subjectProcesso de Indicação de Diretorpt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectSchool Principalspt_BR
dc.subjectOccupational Certificationpt_BR
dc.subjectSelection Managerspt_BR
dc.subjectPrincipal Nominating Processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política de seleção dos dirigentes escolares das escolas públicas estaduais de Minas Gerais na percepção dos gestores das escolas da superintendência regional de ensino metropolitana Cpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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