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dc.contributor.advisor1Lages, Sônia Regina Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert, Barbara Ines Ribeiro Simoes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833823958303193pt_BR
dc.creatorSampaio, Edna Maria de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:57:33Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T16:57:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11029-
dc.description.abstractThe aim of the present research is to analyze the African religions of Candomblé and Umbanda and their role as an instrument of Law nº 10,639/2003, which regulates the teaching of African history and culture in primary and secondary schools in Brazil. The research methodology is basead in the bibliographic review of Afro-Brazilian culture and religious expressions, which allows analyzing the possible applocation of Law. Finally, the study reports the author's experience as a teacher, contributing to the reflection between the Law and practice in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca refletir sobre as religiões de matriz africana do Candomblé e da Umbanda e seu papel enquanto um instrumento da Lei nº10.639 de 2003, que regula sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de nível fundamental e médio em todo o Brasil. A metodologia de pesquisa se desenvolve na revisão bibliográfica das fontes secundárias sobre cultura afro-brasileira e as expressões religiosas, o que permite analisar os possíveis desdobramentos da referida Lei. O estudo finaliza com a experiência do autor enquanto docente do ensino básico no Estado de Minas Gerais, contribuindo em termos reflexivos para sanar as lacunas ainda existentes entre a Lei nº10.639/03 e as práticas em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAfro-brazilian religionspt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectCondomblépt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise do ensino das religiões de matriz africana à luz da Lei 10.639/2003pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



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