https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11029
File | Description | Size | Format | |
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ednamariadesousasampaio.pdf | 232.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lages, Sônia Regina Correa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daibert, Barbara Ines Ribeiro Simoes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8833823958303193 | pt_BR |
dc.creator | Sampaio, Edna Maria de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:57:33Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2019-10-08T16:57:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11029 | - |
dc.description.abstract | The aim of the present research is to analyze the African religions of Candomblé and Umbanda and their role as an instrument of Law nº 10,639/2003, which regulates the teaching of African history and culture in primary and secondary schools in Brazil. The research methodology is basead in the bibliographic review of Afro-Brazilian culture and religious expressions, which allows analyzing the possible applocation of Law. Finally, the study reports the author's experience as a teacher, contributing to the reflection between the Law and practice in the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo busca refletir sobre as religiões de matriz africana do Candomblé e da Umbanda e seu papel enquanto um instrumento da Lei nº10.639 de 2003, que regula sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de nível fundamental e médio em todo o Brasil. A metodologia de pesquisa se desenvolve na revisão bibliográfica das fontes secundárias sobre cultura afro-brasileira e as expressões religiosas, o que permite analisar os possíveis desdobramentos da referida Lei. O estudo finaliza com a experiência do autor enquanto docente do ensino básico no Estado de Minas Gerais, contribuindo em termos reflexivos para sanar as lacunas ainda existentes entre a Lei nº10.639/03 e as práticas em sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Afro-brazilian religions | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Condomblé | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino das religiões de matriz africana à luz da Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu |
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