Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1100
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcusjaccouddacosta.pdf1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : As contribuições da rede jovem de futuro para a sustentabilidade do projeto jovem de futuro
Autor(es): Costa, Marcus Jaccoud da
Orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar a implementação do polo de Minas Gerais da Rede Jovem de Futuro, projeto realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, em benefício de 20 escolas públicas estaduais de Ensino Médio desse estado. A Rede Jovem de Futuro tem como objetivo garantir a sustentabilidade das atividades desenvolvidas pelas escolas no âmbito do Projeto Jovem de Futuro, realizado no período de 2008 a 2010, também pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais. O Projeto Jovem de Futuro oferece a escolas públicas de Ensino Médio apoio para que desenvolvam um plano de ação de três anos, que vise aumentar significativamente o desempenho dos alunos e reduzir os índices de evasão escolar. Tendo em vista que o Projeto Jovem de Futuro está sendo implementado como uma política pública em cinco estados brasileiros (Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí), é urgente que a Rede Jovem de Futuro se mostre capaz de atingir seu objetivo, de modo que as escolas desses estados possam ser absorvidas após a conclusão do ciclo de três anos do Projeto Jovem de Futuro.Vinte gestores que atuam nas 13 escolas que atualmente participam das atividades da Rede Jovem de Futuro em Minas Gerais foram entrevistados. Foi possível apurar, entre outras coisas, que a Rede Jovem de Futuro não tem sido determinante para que as escolas mantenham em funcionamento as práticas adquiridas e implantadas durante o desenvolvimento do Projeto Jovem de Futuro. Os dados da pesquisa foram analisados e utilizados como base para a apresentação de um Plano de Ação Educacional, propondo ações práticas, tanto estratégicas como operacionais, para que a Rede Jovem de Futuro tenha a sua eficácia desenvolvida e garanta a continuidade das atividades realizadas durante o Projeto Jovem de Futuro e, consequentemente, a sustentabilidade dos resultados alcançados durante o projeto.
Resumen : This Master Degree Dissertation has the purpose to investigate the implementation of Minas Gerais’ section of the Rede Jovem de Futuro Project, realized through a partnership between the Instituto Unibanco and the Secretaria de Educação de Minas Gerais for the benefit of 20 public high schools in Minas Gerais State. The Rede Jovem de Futuro Project aims to ensure the sustainability of the activities developed by those schools during the implementation of the Jovem de Futuro Project, which was realized from 2008 to 2010 also by Instituto Unibanco through a partnership with Secretaria de Educação de Minas Gerais. The Jovem de Futuro Project offers to Public Secondary Schools support in order to enable them to develop a plan with actions to improve significantly the students’ performance and decrease the dropout rates. Considering that the Jovem de Futuro Project is being implemented as a public policy for education in five Brazilian states (Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, and Piauí), it is urgent that the Rede Jovem de Futuro Project proves itself to be able to achieve its objective. Therefore, those states schools could participate in the Rede Jovem de Futuro Project after the Jovem de Futuro Project three years cycle to be completed. Twenty school managers of 13 different schools that are currently participating in the Rede Jovem de Futuro Project in Minas Gerais were interviewed. It was found, among other things, that the Rede Jovem de Futuro Project has not been decisive for schools to maintain the practices developed and implemented during the implementation of the Jovem de Futuro Project. The research’s data were analyzed and used in the creation of an Educational Action Plan that proposes strategic and operational revisions in the Rede Jovem de Futuro Project, in order to make it more effective and ensure the continuity of the activities that took place during the Jovem de Futuro Project and, consequently, the sustainability of the results achieved by the project.
Palabras clave : Rede Jovem de Futuro
Projeto Jovem de Futuro
Ensino Médio
Rede Jovem de Futuro Project
Jovem de Futuro Project
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1100
Fecha de publicación : 29-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.