Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10992
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
queilaericataligliattidesouza.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Especialização em educação inclusiva em contextos escolares projeto de intervenção pedagógica
Author: Souza, Queila Érica Taligliatti de
First Advisor: Mendes, Rodrigo Geraldo
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Santos, Alan Willian de
Resumo: O presente projeto apresenta o desenvolvimento de atividades de intervenção pedagógica com um aluno surdo matriculado no Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de trabalhar as linguagens despertando no aluno o interesse pela leitura e escrita reconhecendo sua utilidade social. Assim como refletir sobre as especificidades do indivíduo surdo e sua forma de acesso as informações, para que a atividade pudesse ser desenvolvida de acordo com o aluno, foi se usada a Libras, língua brasileira de sinais, como língua de instrução e a Pedagogia Visual, apresentada por Campello (2007), como método de organização das atividades. No primeiro momento foi feito uma pesquisa bibliográfica que embasou a construção de todo o projeto com textos sobre a discussão da importância das diversas linguagens no contexto escolar, como Micarello e Schapper (2012), Amaral, Jenevain e Ribeiro (2012), como também a importância do uso na Libras como língua de instrução para a educação de surdos apresentado por Gesuali (2003), Peixoto (2006), Pizzio e Quadros (2011). No segundo momento, a prática, na qual foram desenvolvidas com o aluno, atividades reflexivas sobre o uso social da escrita e da leitura, com recursos visuais. O aluno interagiu de forma satisfatória apresentando um bom interesse. Após analise da aplicação do projeto, foi possível concluir a grande carência em se tem de pesquisas nessa área, como também a necessidade em que os professores encontram para trabalharem com alunos surdos
Abstract: -
Keywords: Surdez
Educação
Alfabetização
Linguagens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10992
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons