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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O protagonismo docente na construção da autonomia estudantil em alunos com deficiência intelectual
Author: Gomes, Natália de Oliveira
First Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Mendes, Rodrigo Geraldo
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever uma ação de intervenção pedagógica cujo foco foi desenvolver uma autonomia estudantil nos alunos com deficiência intelectual, através do trabalho investigativo e criativo dos professores que se fazem presente, todos os dias, na sala de Atendimento Educacional Especializado, AEE. A partir da observação das condições vigentes da escola pública para efetivação da inclusão de alunos com deficiências, as perguntas problemas surgiram e foram a força motriz para a realização de tal ação: como os professores, partindo da sua autonomia como criadores de materiais e recursos didáticos, podem colaborar verdadeiramente para a efetivação da inclusão na escola pública? Como eles podem auxiliar o grande número de aluno com deficiências a serem mais ativo em sua aprendizagem? Partindo desses problemas, o objeto de pesquisa foi desenvolver nos docentes a capacidade de criar materiais que auxiliassem seus alunos com deficiência intelectual a construírem uma independência estudantil e a melhoraram a sua forma de aquisição da aprendizagem. Metodologias como a abordagem qualitativa, que buscou levantar dados acerca das atuais situações oriundas do grupo em análise, a pesquisa, a qual trataremos pelo termo conversa devido a carga negativa que aquela nomenclatura carrega, e a anotação de campo foram utilizadas para ancorar o trabalho interventivo. Uma pesquisa bibliográfica também aconteceu para auxiliar a construção do referencial teórico. Atividades sistematizadas, com a utilização de jogos, materiais concretos e por meio eletrônico, foram criadas e utilizadas aspirando colaborar para o interesse do aluno. Os resultados mostraram que quando o professor parte do aluno com deficiência intelectual, para realizar sua ação pedagógica, esse consegue interagir de maneira mais assertiva e sua aprendizagem têm destaque
Abstract: -
Keywords: Deficiência intelectual
Inclusão
Autonomia estudantil
Protagonismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10989
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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