Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariafranciscadasdoresassis.pdf572.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Outros sentidos para o “dia da família na escola”: reflexões e desafios
Author: Assis, Maria Francisca das Dôres
First Advisor: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: O trabalho apresenta reflexões sobre o “Dia da Família na Escola” como intervenção que possibilita a participação dos pais/responsáveis na vida escolar dos filhos com necessidades educacionais especializadas. Partindo-se da constatação da pouca participação dos pais/responsáveis no cotidiano escolar, o objetivo geral foi investigar como tal intervenção potencializa a participação dos pais/responsáveis de estudantes público-alvo da Educação Especial no cotidiano escolar da Escola Estadual “Francisco do Carmo”. Como objetivos específicos propomos: a) Refletir sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especializadas na Escola Estadual Francisco do Carmo; b) Compreender como a intervenção proposta contribui para a efetiva participação dos pais/responsáveis; c) Problematizar ações que consolidem a participação dos pais/responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos. Ao final, tendo como referência a entrevista de uma mãe de criança com necessidade educacional especializada, busca-se analisar os impactos e expectativas oriundos da intervenção “Dia da Família na Escola”. O envolvimento e participação da família na escola, são fundamentais para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na educação regular, bem como a necessidade de uma mudança nas concepções dos professores acerca do processo de ensino aprendizagem, e ainda, é através da reflexão de todos (Governo, Secretarias de Educação, família e educadores) que encontraremos subsídios para interferirmos em busca de uma escola cada vez mais eficaz. Só com uma educação inclusiva eficaz é que a escola conseguirá cumprir o papel de formar cidadãos conscientes e capazes de transformarem a realidade
Abstract: -
Keywords: Família
A construção da aprendizagem.
Educação inclusiva
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons