Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosantoniorossi.pdf420.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação de professores em educação inclusiva: a avaliação escolar nos anos finais do ensino fundamental
Author: Rossi, Marcos Antônio
First Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Almeida, Neil Franco Pereira de
Referee Member: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: A educação escolar brasileira passou por muitas transformações nas últimas décadas. As mudanças nas legislações, os novos paradigmas metodológicos e conceituais e a globalização foram fatores que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva. Os estudantes com necessidades educativas especiais, até então marginalizados, ganharam visibilidade no processo de ensino e aprendizagem e assumiram a condição de sujeitos educacionais. A pesquisa apresenta um debate sobre as contribuições das avaliações escolares, enquanto ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais através de um Projeto de Intervenção Pedagógica de formação continuada aos docentes que atuam com esses estudantes. Para tanto, foi feita uma revisão a partir dos componentes bibliográficos que possibilitaram compreender o conceito e a importância das avaliações escolares no processo de ensino e aprendizagem e as possibilidades de utilização em sala de aula. Além disso, foram realizados encontros presenciais com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Ribeirão das Neves
Abstract: -
Keywords: Educação inclusiva
Avaliação escolar
Formação de docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons