Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorGomes, Luciana Gonçalves de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:02:35Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:02:35Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de intervenção que visa a melhorar a linguagem oral e escrita de uma criança surda usuária de implante coclear. A criança, foco da intervenção, reside e estuda na cidade de Ponte Nova – MG. As atividades apresentadas são simples, porém, baseadas na percepção visual e auditiva do aluno, buscando sempre o desenvolvimento de suas habilidades. Para que o objetivo seja alcançado, destaca-se a necessidade de adaptação de atividades com uso de recursos visuais, para promover o desenvolvimento e facilitar o envolvimento da criança. Faz-se necessário, ainda, mostrar que nem sempre a instituição de ensino está preparada para enfrentar o problema, tendo em vista a dificuldade dos profissionais em adequar as atividades. Além disso, o trabalho mostra que quando há o envolvimento dos profissionais da educação, dos profissionais de saúde e da família, mesmo que eles não estejam preparados para enfrentar a situação, o objetivo pode ser alcançado. Propõe-se, no entanto, uma mudança de paradigma, no que diz respeito à alfabetização da criança surda, usuária de implante coclear, estimulando a reflexão sobre a forma correta de ensino para que o aluno possa obter o máximo de rendimento no que diz respeito à estimulação da fala e aprendizagem na sala de aulapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLinguagem oral e escrita em criança surda com implante coclearpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons