https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Luciana Gonçalves de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:02:35Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de intervenção que visa a melhorar a linguagem oral e escrita de uma criança surda usuária de implante coclear. A criança, foco da intervenção, reside e estuda na cidade de Ponte Nova – MG. As atividades apresentadas são simples, porém, baseadas na percepção visual e auditiva do aluno, buscando sempre o desenvolvimento de suas habilidades. Para que o objetivo seja alcançado, destaca-se a necessidade de adaptação de atividades com uso de recursos visuais, para promover o desenvolvimento e facilitar o envolvimento da criança. Faz-se necessário, ainda, mostrar que nem sempre a instituição de ensino está preparada para enfrentar o problema, tendo em vista a dificuldade dos profissionais em adequar as atividades. Além disso, o trabalho mostra que quando há o envolvimento dos profissionais da educação, dos profissionais de saúde e da família, mesmo que eles não estejam preparados para enfrentar a situação, o objetivo pode ser alcançado. Propõe-se, no entanto, uma mudança de paradigma, no que diz respeito à alfabetização da criança surda, usuária de implante coclear, estimulando a reflexão sobre a forma correta de ensino para que o aluno possa obter o máximo de rendimento no que diz respeito à estimulação da fala e aprendizagem na sala de aula | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Implante coclear | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Linguagem oral e escrita em criança surda com implante coclear | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License