Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10968
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
clairtonlourencosantos.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Política estadual de educação em tempo integral: desafios de implementação em uma escola de ensino médio do Ceará
Autor(es): Santos, Clairton Lourenço
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Neves, Lívia Fagundes
Membro da banca: Pires, Francisca Cristina de Oliveira e
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida como requisito parcial para a obtenção do título de mestre, no curso Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A partir desta problemática, trago como objetivo geral analisar o processo de implementação da educação em tempo integral numa escola de ensino médio regular no interior do Ceará. Proponho também, os seguintes objetivos específicos: (i) descrever a implementação da educação em tempo integral numa escola no interior do Ceará, apontando os principais desafios que se colocam neste processo; (ii) investigar e analisar as dificuldades dos agentes internos na implementação da proposta de educação em tempo integral com foco na superação dos desafios; (iii) propor um plano de ação que se configure num instrumental de estratégias para a promoção do aperfeiçoamento das práticas de gestão escolar na implementação da educação em tempo integral. Ressaltamos que a escolha deste objeto de pesquisa foi motivada pela nossa atuação, no período de abril de 2009 a março de 2018, enquanto diretor escolar, conduzindo o processo de implementação da educação em tempo integral na Escola Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar, no município de Camocim-Ce, a partir de 2016. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, amparada num estudo de caso, tendo como instrumentos as entrevistas individuais destinadas à gestão escolar e aos professores coordenadores de ambientes, e grupos focais direcionados aos professores lotados nas disciplinas eletivas e aos alunos líderes de sala, com o objetivo de realizar uma reflexão mais aprofundada sobre esses elementos a partir da visão dos sujeitos que efetivamente compõem o contexto educacional. Esta pesquisa está fundamentada nas ideias dos autores Ana Maria Cavaliere (2007), Isa Maria F. R. Guará (2009), Ligia Martha C. da Costa Coelho (2009), Miguel Gonzáles Arroyo (2012), Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012), além das dissertações de Antonio Idilvan de Lima Alencar (2015), Elizabeth Oliveira de Medeiros (2016), Genivaldo Batista Rodrigues (2017), Vanderlei Fernandes Filho (2017), Natália Fernanda Lobato de Abreu (2017) Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (2017) e Cláudio Magalhães (2018), dentre outras.
Abstract: This dissertation was developed as a partial requirement to obtain a master's degree in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). From this problem, I bring as a general objective to analyze the process of implementation of full time education in a regular high school in the interior of Ceará. I also propose the following specific objectives: (i) describe the implementation of full-time education in a school in the interior of Ceará, pointing out the main challenges in this process; (ii) investigate and analyze the difficulties of internal agents in implementing the full-time education proposal with a focus on overcoming challenges; (iii) propose an action plan that is configured as an instrument of strategies to promote the improvement of school management practices in the implementation of full-time education. We emphasize that the choice of this research object was motivated by our performance, from April 2009 to March 2018, as a school director, conducting the process of implementation of full-time education at the Liceu School of Camocim Dep. Murilo Aguiar at the municipality of Camocim-Ce, from 2016. For that, we will use as methodology the qualitative research, supported in a case study, having as instruments the individual interviews destined to the school management and the coordinating teachers of environments, and focal groups directed to the teachers in the elective disciplines and to the classroom leaders, with the purpose of carrying out a more in-depth reflection on these elements from the view of the subjects that effectively make up the educational context. This research will be based on the ideas of the authors Ana Maria Cavaliere (2007), Isa Maria FR Guará (2009), Ligia Martha C. da Costa Coelho (2009), Miguel Gonzáles Arroyo (2012), Gesuína de Fatima Elias Leclerc and Jaqueline Moll 2012), besides the dissertations of Antonio Idilvan de Lima Alencar (2015), Elizabeth Oliveira de Medeiros (2016), Genivaldo Batista Rodrigues (2017), Vanderlei Fernandes Filho (2017), Natália Fernanda Lobato de Abreu (2017) Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (2017) and Cláudio Magalhães (2018), among others.
Palavras-chave: Educação integral
Escola em tempo integral
Gestão escolar
Integral education
Full-time school
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10968
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons