Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10962
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paolalimafranca.pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores de matemática: um estudo com egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Autor(es): França, Paola Lima
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Escher, Marco Antônio
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Resumo: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola e na sala de aula de matemática sinaliza uma mudança no processo de ensino e aprendizagem e, assim, na formação de professores. Nessa conjuntura, esta pesquisa de mestrado tem como questões de pesquisa: Como o mestrado profissional (MP) pode contribuir para a formação do professor no que se refere às Tecnologias da Informação e Comunicação? Quais são as práticas docentes dos egressos com a utilização das TIC? Para responder a esses questionamentos, tivemos como objetivo geral: Identificar como o mestrado profissional (MP) contribuiu para a formação docente no que se refere às TIC e às práticas adotadas pelos professores no ensino da Matemática. E como objetivos específicos: 1) Identificar as contribuições de um mestrado profissional na formação dos professores para utilizarem as TIC na sala de aula; 2) Identificar práticas dos professores egressos ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de matemática; 3) Contribuir com as discussões sobre a formação de professores e a utilização das TIC. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos como instrumento de produção de dados um questionário e a escrita de uma narrativa a partir de algumas questões orientadoras. Responderam ao questionário seis egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, desses, quatro escreveram as narrativas. Na análise dos dados emergiram três eixos de análise: Contribuições do Mestrado Profissional para prática profissional; Práticas docentes com as TIC e; Condições do trabalho docente. As análises evidenciaram as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) para a prática profissional dos participantes da pesquisa, em que eles puderam (re)significar seus conhecimentos para sua atuação em sala de aula. Além disso, o estudo apreendeu diversas práticas de sala de aula com as TIC e que aconteciam mesmo antes dos professores ingressarem no MP. Por fim, que eles enfrentam muitas dificuldades e desafios para utilizarem as tecnologias na sala de aula de matemática. Como produto educacional desta pesquisa, elaboramos um catálogo em que constam informações sobre os diferentes produtos educacionais desenvolvidos no período de 2011-2019 pelos egressos do PPGEM/UFJF, relacionados às TIC para o ensino de matemática na sala de aula.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the mathematics classroom and schools signals a change in the teaching and learning process and thus in teacher education. At this juncture, this master's research has as research questions: How can the professional master's (MP) contribute to the formation of the teacher with regard to Information and Communication Technologies? What are the teaching practices with the use of ICT? To answer these questions, we had as general objective: To identify how the professional master (MP) contributed to the teacher education regarding the ICT and the practices adopted by the teacher in the teaching of mathematics. And as specific objectives: 1) Identify the contributions of a professional master's degree in teacher training to use ICT in the classroom; 2) Identify teachers' practices when using Information and Communication Technologies in math classes; 3) Contribute to discussions on teacher education and the use of ICT. To this end, we developed a qualitative research in which we used as a data production instrument a questionnaire and the writing of a narrative based on some guiding questions. Six graduates of the Graduate Program in Mathematical Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) answered the questionnaire and four of them wrote the narratives. In the data analysis three axes of analysis emerged: Professional Master's Contributions to professional practice; Teaching practices with ICT and; Teaching work conditions. The analyzes showed the contributions of the Pos-Graduate Program in Mathematical Education (PPGEM) to the professional practice of the research participants, in which they could (re) signify their knowledge for their performance in the classroom. In addition, the study apprehended several classroom practices with ICTs that occurred even before teachers joined the MP. Finally, they face many difficulties and challenges in using technologies in the math classroom. As an educational product of this research, we elaborated a manual containing information about the different educational products developed in 2011-2019 by the graduates of PPGEM/UFJF, related to ICT for teaching mathematics in the classroom.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Formação continuada de professores
Matemática
Information and communication technology
Continuing teacher education
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10962
Data do documento: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons